125 ANOS: A cidade que se une para vencer

Neste aniversário, União da Vitória se rende ao destino mas não perde o brilho e a certeza da “volta por cima”

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

uniaodavitoria-aniversario-festaXX1XEmbora esperado com grande expectativa, o aniversário de 125 anos de União da Vitória encerra um mês dramático para a comunidade local. Março, este março de 2015, não deixa lembranças boas. Por isso, as comemorações foram adiadas.

Iniciativa da Prefeitura, a partir do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, decidiu por guardar o bolo para o ano que vem. A iguaria, tão desejada há dois anos, período em que ficou apenas nas receitas, não irá para o forno. Nada mais justo. Afinal, o que há, de fato, para comemorar quando 51 pessoas, filhos de União da Vitória e de Porto União, a cidade amiga, morrem antes de chegar ao final da viagem? Tragédia. Prematura e brutal.

uniaodavitoria-aniversario-festaXX2XMas, mesmo sem bolo ou coro de “Parabéns”, a cidade tem motivos de sobra para se orgulhar neste 27 de março. O acidente que vitimou os passageiros do ônibus da Costa e Mar, na Serra Dona Francisca, no dia 14, demonstrou novamente a capacidade de união de toda uma cidade. Como já aprendeu com as enchentes assinadas pelo Rio Iguaçu, a população soube enfrentar a subida da onda de tristeza e também o recuo das águas ou o início de um novo ciclo. Prefeitura, Câmara de Vereadores, instituições de ensino, gente comum, gente do bem. A tragédia que enlutou foi a mesma que uniu. Nada mais justo com a aniversariante que tem no nome a força do seu povo: União da Vitória.

uniaodavitoria-aniversario-festaXX3XJoão Maria, o profeta, não previu o luto mas garantiu que haveriam sobreviventes. Além dos oito que escaparam com vida do ônibus, outros milhares sobrevivem aos dilemas provocados pelo tempo e pela vida. A cidade que abençoa seus filhos hoje, ainda chora pelos rostos que também deveriam estar na festa. Triste, ela enxuga as lágrimas e se prepara para o início do ano que a levará ao 126º aniversário. E que venha 2016! E que venham boas notícias!

Programação

Mesmo mais enxuta, a programação de celebração da festa ainda ocorre. Na prática, ela marca o mês todo. Veja o que ainda vem por ai:

Hoje

Às 8 horas, na Praça Coronel Amazonas, tem o hasteamento das bandeiras. Na sequência, às 9h30, na Câmara de Vereadores, a Mesa Diretora oficializa a devolução de recursos à administração municipal. São R$ 300 mil, destinados à compra de uma UTI Móvel e uma van para o transporte de paratletas. Ainda, pela manhã, às 10h30, será inaugurado o Parque Linear – Caminhos do Iguaçu – Setor Navegantes. Entre as atividades previstas estão competições de skate, basquete, vôlei e futebol de areia. Já às 14 horas, também no Parque Linear, está programada a realização do Circuito de Jet Ski. Às 17 horas, ocorre a assinatura de convênio entre a Prefeitura e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) referente ao projeto Equoterapia desenvolvido no Rancho 2N – Cavalos QM de Rédeas.

Amanhã

A terceira etapa 2015 do Campeonato de Motocross e Velocross Gêmeas do Iguaçu será disputada amanhã e no domingo, 29, no Parque Linear, próximo da Ponte Domício Scaramella.  O Campeonato Varzeano tem início às 13h30, no Estádio Álvaro Rondon, em São Cristóvão, categoria Veterano. Os jogos prosseguem no domingo, 29, a partir das 8h45, nas categorias de base (Sub 13 e Sub 16) e, à tarde, após às 13h30, na categoria Livre.

Domingo, 29

Às 9 horas, será celebrada a Missa na Igreja Ucraniana, seguida da inauguração da Praça, às 10h30, com a estátua do ícone ucraniano, Taras Shevchenko, no local.

Segunda, 30

A inauguração da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizada no Bairro Rocio está programada para às 17 horas.

Terça, 31

As festividades de comemoração serão finalizadas na terça-feira, com a reabertura do Posto de Saúde do Bairro Rio D’Areia, que passou por reformas. A cerimônia será realizada às 15 horas.

É bonita por natureza

A cidade que soube abraçar os aflitos, não só agora mas em toda sua história – desde a Guerra do Contestado até às grandes enchentes – supera pela beleza. O Comércio separou algumas destas imagens de “encher os olhos” para mostrar que União da Vitória, além de forte, é “bonita por natureza”.