1º Caminhada Dra. Maria Therezia Butzen

A homenagem da OAB é para ela que foi a primeira mulher advogada no Vale do Iguaçu. A ação faz parte das comemorações do Dia da Mulher

·
Atualizado há 7 anos

Maria-Therezia
Maria Therezia Butzen Deboni foi a primeira mulher a exercer a advocacia em Porto União (SC) e em União da Vitória (PR). (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Therezia Butzen Deboni foi a primeira mulher a exercer a advocacia no Vale do Iguaçu. Em razão disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 2ª subseção de Porto União, presta uma homenagem à Dra. Maria, bem como à todas as mulheres do Vale do Iguaçu, pela passagem do seu dia, comemorado em 8 de março.

A Ordem irá realizar a 1º Caminhada Dra. Maria Therezia Butzen no dia 25 de março, às 16 horas, com saída da Praça do Contestado de Porto União até o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.

‘Dra. Maria, é uma grande mulher’

A presidente da 2ª subseção de Porto União, Danielle Masnik, afirma que a ‘Dra. Maria Therezia, é uma grande mulher’, com um vasto currículo na área do direito.

Nascida em Montenegro (RS), no dia 15 de outubro de 1925, Maria Therezia Butzen Deboni, fez os seus estudos com as Irmãs Franciscanas no Rio Grande do Sul, onde, na parte da manhã tinha aulas em alemão e, à tarde, em português. Depois de formada, lecionou no Colégio São José, no Rio Grande do Sul. Fez ainda o Curso de Administração Escolar (Especialização do Curso de Magistério).

Maria Therezia casou-se com Arlindo André Deboni, com quem teve uma filha, a Helena Deboni.

Em seu recente artigo, Odilon Muncinelli, também advogado e membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, prestou homenagem à Dra. Maria.

Odilon conta que Maria veio para União da Vitória (PR) em dezembro de 1952 e, em março de 1953, começou a lecionar como suplementarista, durante três anos, na Escola Normal Professora Amasília, de União da Vitória (PR). Nesta mesma Escola, Maria Therezia criou a Biblioteca José de Alencar.

Também é formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Além de uma das fundadoras da FAFI de União da Vitória, hoje Universidade Estadual do Paraná, lecionou naquela Instituição, apenas as disciplinas de Crítica e Filosofia da História e ainda Introdução ao Estudo da História, apesar do Conselho Federal de Educação tê-la autorizado a lecionar Lógica, Ética, Estética, Filosofia, História, Educação Comparada e Sociologia.

Odilon em seu artigo, relata que a doutora Maria, no ano de 1958, concluiu o Curso de Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E, posso afirmar, com certeza, que Maria Therezia Butzen Deboni foi a primeira mulher a exercer a advocacia em Porto União (SC) e em União da Vitória (PR). “Conheço a Maria Therezia, praticamente, desde os bancos universitários e dedico-lhe o maior respeito, como mulher e como profissional, porquanto, ela percorre o difícil caminho da seara advocatícia, com bastante independência e operosidade, sem nunca esmorecer no desempenho da sua nobilitante missão. Mulher simples, natural, autêntica, de grande riqueza interior e sem nenhuma postura artificial ou impregnada de vaidade”, confirma Odilon.

CAMINHADA