Afinal de contas, quem somos e o que oferecemos?

·
Atualizado há 10 anos

Amanhã, 27, União da Vitória comemora seus 124 anos de emancipação político administrativa. Berço do desenvolvimento do estado, União da Vitória tem características bem especiais. A população estimada em 2013 chegou a 55.735 habitantes em um território de 719.998 quilômetros quadrados. A densidade demográfica é de 73,24 hab/km². Há mais mulheres do que homens em União da Vitória. Elas são 26.917, enquanto que os homens são 25.818. O número de eleitores é de 41.083. União da Vitória é um município urbano por natureza (94,78%).

União da Vitória está encerrando o ciclo da madeira. O extrativismo nos sustentou desde a fundação. Corremos atrás do desenvolvimento e diversificação econômica. As toras de madeira ficaram para trás e a prestação de serviços é hoje a nossa principal atividade econômica. O município busca consolidação de pólo universitário, por meio das quatro instituições de ensino superior: Uniuv, Uniguaçu, Fafiuv/Unespar e UnC. Além disso, uma unidade do Instituto Federal do Paraná está em fase de construção no município.

O governo do município desenvolve um arrojado programa de captação de empresas. Algumas se instalam e outras ampliam suas dependências, gerando novos postos de trabalho. O turismo, ainda que em busca da maioridade, apresenta alguns bons aspectos, como a Rota das Cachoeiras, o turismo esportivo como o Enduro das Cachoeiras, e recentemente a união de forças do setor para viabilizar a restauração da Locomotiva 310, a Maria Fumaça. O objetivo é colocar a Maria Fumaça como carro chefe do turismo, aliado com a cidade irmã, Porto União. Atração a parte é a estátua do Sagrado Coração de Jesus, no Morro do Cristo, a segunda maior do Brasil, ficando atrás do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Índice de Desenvolvimento Humano

O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de União da Vitória é considerado alto. Dos 5.565 municípios brasileiros, o município aparece na posição nº 764. O Ranking classifica a posição como “alto desenvolvimento humano”. Já a renda per capita de União da Vitória aparece na modesta posição nº 1246, com R$ 674,29, valor aproximado do atual piso salarial nacional.

O município de União da Vitória está no Top 100 entre as cidades com maior expectativa de vida entre os 399 municípios paranaenses. No entanto a posição nacional é bem mais modesta: o município ocupa o 1.315º lugar entre os 5.565 municípios brasileiros. Pode parecer ruim, mas União da Vitória deixou para trás outros 4.250 municípios da federação. Em 2010, chegou a 0,74, considerado alto pela ONU. Outros municípios não tiveram essa taxa de crescimento. Guarapuava, Castro e Irati, por exemplo, ficaram atrás de União da Vitória no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.

E o futuro?

Se por um lado União da Vitória é favorecida com seu verde exuberante, suas cachoeiras e seu povo trabalhador, por outro lado o aspecto de fronteira extrema nos prejudica. Aliada a baixa densidade eleitoral, deixa tudo mais difícil para União da Vitória, afinal o cenário político não nos favorece enquanto região. Recentemente o governo federal começou a investir dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na mobilidade. Assim a rodovia Transbrasiliana, trecho União da Vitória até o Trevo do Horizonte, está sendo revitalizada e posteriormente será entregue à iniciativa privada que deverá duplicar a BR-153. O mesmo acontece com a BR-476, trecho União da Vitória Lapa, na Região metropolitana de Curitiba.

Com dignidade, União da Vitória ainda é uma cidade do interior, boa para viver, buscando o futuro que nos foi roubado quando do nascimento do jovem norte do Paraná. Soubemos preservar e o ICMS Ecológico está aí para nos devolver em frutos, as sementes que plantamos no passado.