APADAF: Entidade completa 35 anos em referência na saúde auditiva

Embora aniversário seja no dia 1º, comemoração foi antecipada para hoje, quando o Dia do Contribuiente também é lembrado

·
Atualizado há 4 anos

 

apadaf-portouniao-aniversario
Instituição foi crescendo e hoje, estrutura e atendimento são referências. (Fotos: Mariana Honesko).

Ela nasceu pequena, com sonhos de gente grande. De 1983 para cá, a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala (Apadaf), deu saltos intensos e hoje é uma das entidades referências no atendimento da saúde auditiva do Estado de Santa Catarina. O trabalho de 35 anos, aplaudidos oficialmente no dia 1º de outubro, coloca a Instituição em evidência também quando o assunto é atendimento pedagógico, de surdos e ouvintes.

Em 35 anos, as parcerias garantiram a compra de equipamentos modernos, que testam, aferem e garantem a qualidade do que e de como se ouve. “Muitos profissionais da área da Saúde e professores trabalharam nesta conceituada entidade. Voluntários colaboraram e ajudaram a construir esta história! E claro, muitos alunos surdos e pacientes ouvintes já foram atendidos e seus pais e familiares foram nossos parceiros”, diz o texto de comemoração enviado à imprensa.

A Apadaf atende hoje 60 alunos surdos, desde a primeira estimulação, também ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por mês, realiza mais de 30 Testes da Orelhinha, atendendo Porto União, onde fica, e toda a região. Tudo, absolutamente, é aberto à comunidade.

Saúde auditiva e estrutura

apadaf-portouniao-aniversario2
Exames auditivos colocaram instituição em destaque em todo o Estado de Santa Catarina

Na Instituição, os exames de Audiometria Tonal e Vocal, Imitanciômetria, Potencial Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), também conhecido como BERA, Emissões Otoacusticas (EOA), também conhecido como “Teste da Orelhinha”, são realizados.

A Apadaf tem prédio próprio, um espaço amplo na Rua General Bormann, que foi ao longo dos anos sendo modificado e melhorado, contando com laboratório de informática, Salas de Oficinas de Língua Portuguesa, Mercado de Trabalho e Produção de Artesanatos, Educação Infantil e Áudio Comunicação, Cozinha, Refeitório e Pátio coberto, Secretaria, Sala de Exames e Salas de Atendimento de fonoterapia, Psicóloga, Assistente Social e Sala de Telemarketing. “Sempre buscamos melhorias no aspecto físico e materiais, mas acima de tudo investimos na capacitação dos funcionários buscando a qualidade dos atendimentos”, encerra a nota.

Equipe

Presidente da Diretoria Executiva

Eufrázio Xavier de Barros

apadaf-portouniao-aniversario3
Clube de artesanato também funciona

Diretora Pedagógica

Sandra Mara Paulichen Wimmer

Multidisciplinares

Professores, Orientadora Pedagógica, Instrutora de Libras (surda), Instrutor de Informática (surdo), Secretária Executiva, Auxiliar Administrativa, Fonoaudiólogas, Psicóloga, Assistente Social, Cozinheira, Serviços Gerais, Operadoras de Telemarketing e Mensageiros

Comemoração

Hoje tem festa na Apadaf. Às 15 horas, a Instituição recebe autoridades, alunos, ex-alunos e a imprensa para a festa de aniversário. Na ocasião, o espaço será aberto para visitas.