AS PREVISÕES PARA 2017

Luiz de Lara faz consulta aos búzios e a partir disso, define um cenário nada promissor para o ano que se aproxima. O ano é da Justiça, mas haverá alegrias no Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 7 anos

PrevisXXesX01
Médium Luiz Carlos de Lara

As previsões não são as mais otimistas. O ano de 2017 deve ser de bastante luta, de coragem para enfrentar o fantasma do desemprego, das catástrofes que podem causar mortes no entorno do Vale do Iguaçu. De novo, os búzios foram firmes, duros, sinceros. Sem “brincar em serviço”, preveem um 2017 complicado, mas necessário para a onda de calmaria e tranquilidade que vai pairar sobre 2018.

A mão de búzios foi feita, mais uma vez, com o médium Luiz Carlos de Lara. Ele é natural de União da Vitória, trabalha com a leitura dos búzios há mais de 30 anos e nesta semana, contou à reportagem de O Comércio o que os orixás revelam para União da Vitória e Porto União.  Na mesa, 16 orixás emprestam suas vozes para as pedras que são jogadas à mesa. Nelas, o futuro é desenhado. “Poderemos ter grandes felicidades, mas não será um ano bom. Será dificultoso. Estou prevenindo. Se preparem, se apeguem à Deus, não importa qual religião. Se apeguem, porque vamos precisar de força espiritual o ano que vem”, garante.

Nova administração política

As Cidades Irmãs são vistas de maneiras bem diferentes nas previsões. Enquanto para Porto União há sinais de prosperidade, para União, o ano que vem pode ser mais conturbado do ponto de vista administrativo. Lara fez a leitura dos búzios para saber como será a gestão dos prefeitos, Eliseu Mibach e Santin Roveda. “Porto União estará bem amparada. Será uma cidade de trabalho, com apoio. Teremos grande desenvolvimento. Um crescimento enorme. O prefeito estará bem auxiliado. Terá grandes chances, principalmente novas industrias, que serão abertas. Uma grande firma vem se instalar, entre o São Pedro, ali na área industrial”, falou. Os búzios mostraram ainda a possibiçidade de mudança de endereço da prefeitura, talvez, inclusive, para um novo imóvel.

Para União, pouco otimismo. “A cidade encontrará barreiras, não estará muito amparada. O prefeito vai encontrar dificuldades. Vai fazer pela cidade, mas outras pessoas, talvez deputados, senadores, podem não auxiliar muito a cidade”, disse. “Vem coisas ai a serem pesquisadas, pode até envolver a Policia Federal. Não é com o prefeito eleito, mas coisas para trás”, alertou. Mas, há esperança e ela pode vir com o nome de mineração. Pelos búzios, Lara fala sobre essa possibilidade de investimento. “Este prefeito pode pensar em investir em mineração. Pode conseguir algumas coisas. Vejo coisa nova nesta área”, sugeriu. Para União, ainda, o futuro pode ser de estimulo educacional.

Enchente

O rio Iguaçu mostra menos força em 2017. “Teremos enchente, mas foi diminuído a distância entre as aguas e a cidade. Não chegará à um nível tão alto. Teremos, mas não serão tão altas”.

Politica

“Teremos surpresas. Tem um vereador em União da Vitória que para as próximas eleições será candidato a prefeito e vai ganhar. É um homem novo, que vai fazer muito e trabalhar pela cidade”.

Imprensa

Para a comunicação social, 2017 traz pouca novidade, mas indica bastante trabalho. “A imprensa terá livre acesso a muita coisa. Vejo ela destacando. Pode surgir uma nova rádio e um novo canal de TV. Pessoas de fora virão trabalhar aqui. Vejo com sucesso e felicidade. A imprensa estará amparada. Terá alegria, mas muita correria”.

Tempo

“Teremos, ao redor das duas cidades, um ano de desabamento e ventania. Teremos mortes, destruição. Entre julho até setembro. Quem trabalha na área de segurança vai ter bastante trabalho. Não vamos ter um ano alegre. São coisas que a própria natureza trará. Será nos lugares mais altos, onde tem morro, há de sofrer mais”.

Sorte

Os búzios não mostram nenhum milionário, ganhador da Loteria ou jogos do gênero. Mas, vê sim, por outro lado, uma pessoa bem humilde, enriquecer de maneira rápida. “É ali da região do Rio d’Areia. Uma pessoa que será bem falada”.

Comércio

Em Porto União, os búzios preveem estabilidade no ramo. Para União, por outro lado, um ano de dificuldade. “Uma loja grande vai fechar as portas. O povo não vai estar com forças para criar, para manter o trabalho”.

Cultura e Artes

Para o setor, as notícias são excelentes. “Teremos uma festa nova que será lançada em parceria das duas cidades. Será uma nova festa. E a festa do Xixo, terá surpresas. Vamos estar ‘lá em cima’ com esta festa. Ano que vem ela será ainda maior. Teremos surpresas na dança também. Um grupo folclórico ou de ballet, vai se destacar fora. Vai trazer grande alegria”, contou. Os búzios preveem ainda destaque para uma jovem, castanha. “Vejo que ela vai se destacar como atriz. Ela é magra, que já está envolvida nisso”. Sobre o Cine Luz, os orixás informam que sim, o anfiteatro passará por mudanças. “Com sucesso”.

Segurança

Se depender das previsões, o ano será blindado. “União e Porto União estarão bem. Grandes trabalhos profissionais desta área estarão preparadas, com coragem para enfrentar o que vier. Quem passar por aqui, não vai ter chance. A nossa segurança, digo sem medo, estará preparada. Teremos orgulho”.

Saúde

Por conta da chegada de estudantes de outras regiões, o Vale do Iguaçu pode ser alvos de epidemia. “Mas, há chance de um novo hospital ser aberto. Quem vem é uma pessoa espiritualizada, que vai ter proteção dos orixás, porque esta pessoa pensa na comunidade, pensando no povo carente”.

São Cristóvão

Para o bairro, a previsão é de crescimento, inclusive, de transformação dele em município. “Vai crescer, tanto comercialmente, como em moradas. O bairro vai crescer. Há de se montar algo novo, talvez tenha até prefeito. E o aeroporto será construído. Vão conseguir fazer”, garantiram os orixás.

Justiça

O ano é de Xangô, Senhor da Justiça. “Será um ano para ser revisto as coisas erradas. É um ano forte. Onde o senhor vem com seus raios e pedras para mostrar trabalho. Quem deve, vá se preparando”.

Mortes

Duas pessoas bastante conhecidas no Vale do Iguaçu vão falecer, segundo os búzios. A primeira, um homem, de cabelos grisalhos, já até a metade do ano. A segunda, da área da Cultura, ao longo de 2017.

Agricultura

Para o campo, um 2017 muito bom. “Para quem tem criação e trabalha com a terra, vai ser um ano forte. Vão estar muito felizes”.

Presidente

“Um presidente do Brasil pode ser um ex-governador do Paraná. E este homem vai trabalhar bastante”.