Autoridades de ‘quatro patas’ atuam no combate ao crime em Porto União

O Canil da PM existe há dois anos com o auxílio dos cães policiais. Neste interim, já foram realizadas - com êxito, 25 ações de procura de drogas e 3 situações de busca de pessoas

·
Atualizado há 7 anos

canil-pm-portouniaoXX1X
PM Rony de Oliveira: “Eles possuem muita versatilidade e contribuição com os serviços e apoio para com os militares”

A expressão o “melhor amigo do homem” tem muito significado para os militares da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Policia Militar de Porto União. Prova disso, é o trabalho desempenhado junto ao canil anexa a corporação. A PM há dois anos conta com o auxílio dos cães policiais. Neste interim, já foram realizadas – com êxito, 25 ações de busca e apreensão e 3 buscas de pessoas.

O serviço do canil é coordenador pelos policiais Silas Antônio Correia e Rony de Oliveira. De acordo com eles, a amizade, a confiança, a lealdade e a coragem são os valores que os Policiais e os cães do Canil da PM praticam diariamente. Silas é formado no Curso de Medicina Veterinária e aperfeiçoou-se em Treinamento Cinotécnico. Rony também possui capacitação para a área, com cursos de condução canina.

O canil da PM em Porto União conta hoje com quatro cães, sendo dois deles remanejados para o serviço de procura de drogas, guarda, proteção e busca de pessoas. Os outros cães estão ainda em treinamento.

De acordo com Silas, em uma parceria recentemente firmada entre a PM de Porto União, Rotary Club e Lions Club serão adquiridos novos cães para serem treinados pela PM e suas respectivas integrações junto ao canil.

As atividades dos cães são duas: o policiamento e o faro. “Os cães de policiamento são sempre muito respeitados. Nunca houve um caso de agressão a eles. A forma como usamos o cão é bastante pensada, não o colocamos em cena se ele não for útil para a situação ou se houver algum risco. Já os cães de faro são treinados para distinguir um odor específico, como de entorpecentes e explosivos. O animal é treinado para que se sente ou deite ao lado do material, sem tocá-lo”, explica Silas.

Outra situação é de pessoas que se perderam. Geralmente os familiares cedem uma peça de roupa do desaparecido para que o cão possa fazer o trabalho de localização.

“Queridinhos dos PMs”

O policial Rony revela que os cães são os “queridinhos dos PMs”. A corporação conta hoje com a presença de cães da raça Labrador e Pastor Belga Malinois. “Eles possuem muita versatilidade e contribuição com os serviços e apoio para com os militares. Os cães são de suma importância, em especial pela sua capacidade olfativa”, conta.

Os cães são tratados com muito zelo e chamados pelos seus nomes, Airon, Bruce, Átila e Rock.

Pastor Alemão

De acordo com Silas, o cão Pastor Alemão sempre foi o preferido dos militares, porém hoje outras raças também estão ganhando espaço, como é o caso do labrador e do Golden Retriever.

Crianças adoram

Silas e Rony confirmam que os cães são muito adorados pelas crianças. A PM busca sempre estar em contato com as escolas, proferindo palestras e por fim, levando os pequenos para conhecerem o canil. “Este é um momento de festa para elas”, conta Silas.