Bairro Limeira recebe Projeto ‘Amigos do Povo’

Projeto é realizado pela primeira vez em um dia de semana

·
Atualizado há 6 anos

cejusc-limeira-uniaodavitoria (1)A população do bairro Cidade Limeira, na Zona Sul de União da Vitória, recebeu nesta quinta-feira, 17, a 2ª Etapa da 5ª Edição do Projeto Amigos do Povo, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca (Cejusc). Durante do evento, foram disponibilizados agendamentos jurídicos, orientações de saúde, tarifa social de água, encaminhamentos psicológicos e de serviço social, emissão de CPF, Simples Nacional, MEI, exposições, corte de cabelos, Zumba, desverminações de animais, Clube de Ciências, atividades recreativas, educativas e esportivas e coleta de óleo de cozinha usado para produção de sabão.

Duas novidades entraram para a estrutura do projeto: os testes de visão com encaminhamentos oftalmológicos e as atividades para crianças, promovidas pelas universitárias do curso de pedagogia da Unespar, com teatro de fantoches e brincadeiras para as centenas de crianças que estavam no local do evento. Crianças formaram filas para andar nas viaturas da PM, pintar o rosto, assistir o teatro de fantoches, se divertir nos brinquedos infláveis, enquanto adultos cortavam os cabelos, buscavam a confecção de documentos e inserção em tarifas sociais e programas de governo.

O evento foi realizado em parceria com as universidades (Uniuv, UnC, Unespar e Uniguaçu), Sanepar, Coltec, 4ª SDP, 27º BPM, Senac, órgãos públicos do Estado, Secretaria de Saúde, Sistema S e ONGs.

Aproximação

Conforme Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, Juiz de Direito no Estado do Paraná há quatorze anos e Titular da Vara da Família e Sucessões, Infância e Juventude, o Projeto é uma oportunidade de aproximar a população não só da justiça, mas de mecanismos que possam melhorar a sua qualidade de vida enquanto cidadãos. “Estamos aqui com mais de 40 entidades públicas e privadas parceiras do ‘Projeto Amigos do Povo’ em um dia de semana. Isso tudo para facilitar a participação de várias entidades parceiras. O resultado está aí, milhares de adultos e crianças participando e se inserindo nesse contexto de cidadania”, explicou Mattioli.

Já o Promotor Público, Julio Ribeiro de Campos Neto, que atua na área da família, disse que a comunidade tem a oportunidade, por meio desses eventos de conversar com o juiz, com o promotor, com o poder público, informalmente. Muitas vezes, esses contatos não aconteciam por falta de oportunidade. “Para nós é uma experiência ímpar de sair de nossos escritórios e resolver problemas no seio da comunidade. Por isso, o programa é extremamente vitorioso, para nós e para o povo”, opinou.

O Cejusc está preparando as próximas edições do ‘Amigos do Povo’, no entanto ainda não há um cronograma de dias e locais por onde o evento vai passar. A notícia boa é que todos os parceiros já confirmaram presença nas próximas edições.