Cadastro de endereços atingidos “pula” imóveis

Moradores da Rua Salgado Filho, em União da Vitória, perceberam a falha durante a tentativa de retirada do FGTS

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Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Parte da Salgado Filho e de seus imóveis ficaram embaixo da água na enchente de junho (Foto: Arquivo)
Parte da Salgado Filho e de seus imóveis ficaram embaixo da água na enchente de junho (Foto: Arquivo)

A lacuna é expressiva. Conforme os moradores da Rua Salgado Filho, no trecho que está no Bairro São Bernardo, em União da Vitória, o cadastro de endereços atingidos pela enchente do Rio Iguaçu exclui os imóveis que estão entre o número 1380 e 1623. A comunidade garante que suas casas foram atingidas e comprovam o que dizem com registros fotográficos. Em um deles, de acordo com uma das moradoras do trecho não catalogado, é possível ver cerca de 20 centímetros de água dentro dos imóveis. A rua também ficou tomada pelas cheias e em níveis bem maiores.

A prefeitura, que fez o levantamento e o apresentou para a Caixa Econômica Federal (CEF), admite a falha e acredita que outras similares possam ser encontradas em meio ao processo de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ainda assim, as equipes envolvidas se mostram dispostas para resolver as “brechas”. “Se foi você foi atingido e teve esse problema, precisa agendar um atendimento presencial na Fundação de Cultura”, orientou o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Luílson Schwartz, na terça-feira, 15, no programa Tribuna do Povo, da Rádio União.

A conversa com a equipe da CEF e da prefeitura também é recomendada para quem não tem comprovante de endereço, por exemplo, mas residiu nas áreas alagadas. “Estamos tentando fazer com que isso tudo seja rápido, mas é preciso ter paciência”, disse Schwartz. Nas Cidades Irmãs, a expectativa é de que seis mil trabalhadores saquem o recurso.

Entenda como o processo funciona

Nas Cidades Irmãs, a liberação pode ocorrer a partir do 0800 726 0207, gratuitamente. A linha está disponível desde segunda-feira, das 8 às 21 horas nos dias de semana e nos sábados, das 10 às 16 horas.

Em Porto União, quem tiver dificuldades de atendimento pela linha telefônica ou não tem Cartão Cidadão, nem endereço atualizado, vai precisar agendar um horário para atendimento presencial pelo telefone 3522-8747. Ele vai ocorrer a partir do dia 28, na Central da Cidadania, no Bairro Santa Rosa. O atendimento será das 8 às 12 horas, nos dias de semana, e das 13h30 às 17h30, aos sábados.

Em União da Vitória, o atendimento “ao vivo” também estará disponível a partir do dia 28, na Fundação de Cultura. Um link disponível na página da prefeitura – www.uniaodavitoria.pr.gov.br – também pode facilitar o cadastramento dos trabalhadores que tiveram problemas na linha telefônica. Quem não tem acesso à internet, pode agendar seu horário para atendimento pelos telefones 3522-7157 e 3523-7174.