A Câmara Municipal de Irineópolis vem reiteradamente alertando o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutua de Transportes), com sede em Mafra, para a urgência de se implantar trevos nos acessos do KM 5 e da Colônia Escada, na BR 280, para dar mais segurança às pessoas que transitam pela rodovia.
Uma comissão de vereadores esteve três vezes na sede do DNIT em Mafra, com o engenheiro chefe, Jeferson Bittencourt, protocolando ofícios e apresentado dossiês com dezenas de fotos dos locais, com todas as informações sobre os perigos iminentes de graves acidentes nesses dois acessos.
RECURSOS DO PAC
Na tarde desta terça-feira, 25, atendendo solicitação do vereador, José Júlio Nogara (PSDB), o superintendente do DNIT de Mafra, engenheiro Jeferson Bittencourt acompanhado de uma equipe técnica, participou de uma reunião na Câmara Municipal, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho visando uma solução para esses acessos. “Agora poderão ser realizadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)
Na ocasião o chefe do DNIT recebeu um ofício que relata em detalhes as dificuldades que os condutores de veículos enfrentam nos acessos do KM 5 e na entrada à localidade de Colônia Escada, por falta de trevos que deveriam ter sido implantados pelo DNIT quando da revitalização da rodovia acerca de três anos. O engenheiro alega que as obras não foram executadas porque não estavam incluídas no projeto de revitalização da rodovia.
O documento foi subscrito pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Sandra Renate Piekarzwevicz Maydl (PSDB) e pelos vereadores José Júlio Nogara – autor da proposição – Valdir Marafigo e Manuela Rückl Pereira Crestani, ambos do PSDB. Depois de duas horas e meia reunidos, o chefe do DNIT, Jeferson Bittencourt e sua equipe de trabalho, chegaram ao consenso com os vereadores sobre o que poderá ser feito para solucionar os problemas nos principais acessos à cidade de Irineópolis.
PROPOSTA DO DNIT
Jeferson Bittencourt propõe a execução de um projeto que está sendo elaborado pela sua equipe técnica, a ser executado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para fazer um trevo na entrada de acesso ao KM 5. “Esse projeto é viável, embora o recurso ainda esteja cem por cento garantido.
Dependemos agora das decisões do novo Governo Federal na liberação do dinheiro para a realização dessas obras na BR 280, já no próximo ano”. Para resolver o problema do acostamento no acesso à Colônia Escada, ”que são péssimos, não permitindo a entrada e a saída rápidas de veículos pesados, principalmente.
VISTORIA NOS ACESSOS
Nós nos comprometemos agora, que já no mês de novembro vamos dar encaminhamento às obras, para solucionar definitivamente esse problema. – Esse projeto já está definido e já sabemos o que vamos fazer lá, e a engenheira encarregada dessa obra, se encarregou de iniciar a obra já no mês de novembro”, afirmou Bittencourt. Depois da reunião com os vereadores, o chefe do DNIT, uma engenheira e uma técnica em transportes estiveram vistoriando os dois acessos para os acertos finais dos projetos das obras que deverão ter inicio ainda em novembro deste ano.
AUDIÊNCIA EM FLORIANÓPOLIS
O engenheiro, Jeferson Bittencourt, superintendente do DNIT de Mafra, assumiu com os vereadores o compromisso de fazer as obras consideradas urgentes para solucionar os problemas nos acessos do KM 5 e de Colônia Escada. Entretanto, ele sugeriu que os parlamentares marquem uma audiência com o Superintendente Regional do DNIT, em Florianópolis, Vissilar Pretto.
“Essa é uma forma de reforçar a pressão para garantir a liberação dos recursos necessários para as melhorias neste trecho da BR 280. Sabemos que o Governo Federal só atende na base da pressão, e como nossa representação política em Brasília é muito fraca, são os municípios que devem tomar a iniciativa de pressionar para a liberação desses recursos”, afirmou Bittencourt.