Caminhão pipa cai no Rio Iguaçu

Veículo sai da rampa e “mergulha” na água. Incidente registrado na noite de segunda, só foi encerrado no meio da tarde

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

caminhao-rio-retirada (1)
(Foto: Amarildo Klein).

Justamente o veículo que sacia a sede de plantas e árvores em Porto União, mergulhou fundo no Rio Iguaçu. O fato inesperado transformou-se em poucas horas um grande evento. Dezenas de trabalhadores, vizinhos e funcionários públicos acompanharam o resgate do caminhão pipa. O acidente, conforme alguns funcionários da prefeitura, teria ocorrido por volta das 21h30 de segunda-feira, 24. O resgate, porém, só terminou perto das 16 horas dessa terça-feira, 25, depois de uma força-tarefa ter sido arquitetada na marginal do Clube Concórdia, no centro.

Segundo o secretário de Obras, Ruy Breyer, o caminhão e o motorista – cuja identidade não foi revelada – cumpriam procedimento padrão de abastecimento: o veículo retira do rio a quantidade de água necessária para o trabalho nos canteiros e espaços arborizados da cidade. “Ainda precisamos apurar bem o que aconteceu”, disse Breyer.

Um inquérito deve apontar as causas do acidente e dizer se houve falha mecânica ou manual. A maior dúvida é entender a participação do motorista no caso e como o caminhão desceu a rampa, já que o veículo deveria dispor de mecanismos de contenção de movimento. O acidente, curioso e com participações importantes, não deixou vítimas.

Pela manhã, o 5º Batalhão havia se prontificado em ajudar com o resgate mas, por problemas técnicos, não conseguiu estar no local. À tarde, a retirada do veículo de dentro do rio – ele “caminhou” alguns metros do local do “mergulho”, embaixo da água – só foi possível a partir da intervenção dos militares do Corpo de Bombeiros e dos profissionais de operação do guincho, contratado para executar o serviço.