Canoinhas assina contrato com Casan

Documento prevê mais 30 anos de gestão com a estatal

·
Atualizado há 12 anos

Canoinhas assina contrato com Casan
O documento também estabelece a contratação de uma agência reguladora independente, que irá fiscalizar o cumprimento do contrato por parte da Casan. (FOTO: Divulgação).

Foi assinado na tarde desta sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas, contrato de cessão de uso dos serviços de água e esgoto do município com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).O novo contrato anula o que está em vigor, com validade até 2019, e passar a valer para os próximos 30 anos. Na abertura, o secretário municipal do Meio Ambiente de Canoinhas, Felippe Saliba Davet, fez uma explanação do documento que foi assinado. Entre os cronogramas de investimento, a estatal fará a cobertura de 80% da rede de esgoto no município, ao final do contrato.

O documento também estabelece a contratação de uma agência reguladora independente, que irá fiscalizar o cumprimento do contrato por parte da Casan. “Esse é um momento histórico para o município, e o Governo demonstra mais uma vez seu comprometimento com nossa região”, ressaltou em sua fala o secretário regional Argos José Burgardt.

O projeto de lei que permite o contrato com a Casan foi aprovado na câmara municipal de vereadores do município, em outubro do ano passado, e permite ao Executivo cobrar serviço de qualidade da estatal, especialmente na questão do saneamento. O deputado Aguiar frisou que o Planalto Norte está sendo lembrado pelo Governo do Estado. “Esse é um pedido de seis anos atrás e um sonho agora realizado. Fomos atendidos e lembrados pelo governo atual”, disse.

Participaram diversas autoridades do ato de assinatura, entre elas o secretário regional Argos José Burgardt; prefeito de Canoinhas, Leoberto Weinert e vice-prefeito, Beto Faria; Emilson Luís Werka representando o presidente da Casan, Dalírio Beber; diretor de expansão e relações com o poder concedente, Osni Souza Filho; deputado estadual Antônio Aguiar; gerente regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Ivo Dolinski; gerente regional da Casan, Herbert Grosskopf Junior; além de autoridades locais.