Cão de Busca e Resgate de União da Vitória recebe certificação internacional

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Entre os dias 15 e 18 de novembro aconteceram na cidade de Concórdia, as provas de certificação nacional e internacional de cães de busca. A ação foi organizada pelo Gbr Oeste – Grupamento de Busca e Resgate Oeste Catarinense, com responsabilidade e avaliação técnica de Ana Beatriz Mincarelli Albernaz representante da CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia a FCI – Federation Cynologique Internationale e presidente e fundadora do Grupamento de Busca e Resgate Sul Paulista.

CÃO KIRA, um Pastor Belga Malinois de apenas um ano de idade, participou dos mais variados tipos de provas e obteve um grande resultado, alcançando a certificação internacional máxima. O cão e seu condutor foram avaliados ao extremo realizando ao total mais de 15 provas.

Com este feito, Kira entra para história como cão mais jovem, e em apenas quatro dias, a conquistar esta certificação, além de se tornar o primeiro cão de busca e resgate utilizados nas corporações do corpo de bombeiros do Brasil a ter a certificação internacional nível 3.

Este cão esta sendo treinado para atividade de busca há sete meses e foi doado ao soldado Diego Fleitux pelo senhor Marcos Paulo Cattoni, proprietário do canil Vale dos Cães da cidade de Jaraguá do Sul – SC após saber da necessidade e do interesse pessoal do bombeiro na atividade de cinotecnia.

Atualmente, Kira faz parte da família dele, pois mora em sua residência não ficando condicionada a um canil ou qualquer tipo de isolamento, tendo uma convivência direta com os familiares do condutor.

Por se tratar de um projeto pessoal do profissional, Kira vem recebendo apoio e incentivos de empresários, representantes de entidades e pessoas das cidades gêmeas, além de ser acompanhada gratuitamente pela veterinária Fernanda Macedo.