CÁPSULA DO TEMPO: Porto União envia um presente para o Futuro

Em 49 anos, relíquias devem compor a história do centenário do município

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Jair Nunes).
(Foto: Jair Nunes).

Sábado 22 de setembro de 2018. Porto União guarda finalmente a sua cápsula do Tempo, que será aberta daqui a 49 anos, ou seja, em 2067. A melhor definição, dita por uma criança, do alto dos seus seis anos e meio foi “É um presente para o futuro”.

Ainda na programação do centenário de Porto União, quase uma centena de pessoas, participaram da cerimônia de depósito da Cápsula do Tempo na Praça do Centenário. Praça esta criada para marcar os 100 anos do município. Dentro da cápsula, cartas, desenhos ou fotografias no recipiente que será aberto apenas no aniversário de 150 anos do Porto União.

E para surpresa geral, a comunidade compareceu munida de suas melhores lembranças, do cotidiano ou do centenário, para armazenar na cápsula. Muitos deixando recordações para filhos e netos, outras ainda no começo da vida, escreveram para si mesmas, para os professores, políticos ou parentes.

O Comércio teve seu cantinho garantido. A sua edição nº 6133, faz parte da série de documentos que farão parte do sesquicentenário de Porto União, na abertura do recipiente em 2067. Outros documentos importantes e um ofício para o (a) prefeito (a) falando de hoje e projetando o amanhã. Os materiais foram depositados em envelopes lacrados e selados contra umidade para resistirem ao tempo.

Dia da Árvore

Além da cerimônia de depósito da Cápsula, também aconteceu o descerramento da placa em homenagem ao dia da Árvore, já que na mesma praça, no ano passado, foram plantadas várias mudas de Ipê Amarelo por personalidades de destaque da nossa sociedade.

As árvores, além de embelezarem a praça, simbolizam a comemoração do aniversário do município.

Testemunhas da história

O prefeito Eliseu Mibach, disse, sobre a cápsula do tempo, que uma importante peça para a história local, digna inclusive de museus. “Eu tenho certeza que no sesquicentenário de Porto União, a abertura da cápsula do tempo será um momento de muita emoção”.

Ainda sobre o centenário, Mibach disse que as festividades continuam, e lembrou que ano que vem os distritos de São Miguel da Serra e Santa Cruz do Timbó também completam seus cem anos. “A cápsula ainda pode aparecer pelos dois distritos”, disse.

Além de Mibach, seu vice Percy Storck, secretários municipais, historiadores, agentes culturais, alunos de escolas, representantes da PM, Bombeiros e muitos curiosos foram ver o acondicionamento do recipiente histórico no solo da praça do Centenário.

Depois de fechada, a capsula do tempo foi depositada em um compartimento com concreto e colocado um selo para marcar o local as futuras gerações.