CATEDRAL: Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora

Comemorações vão até o dia 12, feriado nacional em honra à padroeira do Brasil. Santa tem papel especial na igreja Sagrado Coração de Jesus

·
Atualizado há 6 anos

Padre Silvano, pároco da Catedral: inovação no cardápio é uma das novidades neste ano
Padre Silvano, pároco da Catedral: inovação no cardápio é uma das novidades neste ano

Começou no dia 3, com novena, e termina no dia 12, a programação de homenagem à Nossa Senhora Aparecia. Neste ano, o encontro da imagem no Brasil completa 300 anos. Em União da Vitoria, a data ganha ainda mais importância por conta de duas situações: os cem anos da Catedral e a “coroação” da Santa como a segunda padroeira da igreja que tem seu patrono titular, o Sagrado Coração de Jesus. “No dia 3 iniciamos a novena e a última será no dia 11, na véspera da data mesmo”, explica o pároco da Catedral, padre Silvano. Aliás, é na véspera também que a já tradicional Noite do Xixo será realizado.

No dia 12, a comemoração dura o dia todo. A festa em homenagem à Nossa Senhora começa com a missa das 7h30, depois com a celebração das 10 horas e roda de chimarrão e ao meio-dia, com estouro de fogos e almoço. O menu, neste ano, tenta recriar a mesma refeição que os pescadores, lá na Paraíba do Sul, no ano de 1717. “Eles pescaram peixes, mas até o meio-dia não conseguiram nada. Talvez fizeram um leitão na banha e depois do encontro da imagem, vieram muitos peixes. Então teremos porco frito no tacho e file de tilápia, que é um peixe típico da nossa região, com acompanhamentos”, revela o padre.

O dia termina com missa solene, às 19 horas, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Agenor Girardi, na Catedral. O coral da Catedral se apresenta durante a solenidade. “É uma data muito importante, com nove dias de preparação”, encerra o pároco.

Cartões para o almoço

Estão à venda na secretaria paroquial. Custam R$ 25 para adultos e R$ 12, para crianças. Outras informações: 42 3522 1091.

JUBILEU

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 o encontro da imagem completa 300 anos. As comemorações na igreja católica tiveram início no dia 12 de outubro de 2016. Por conta da data, o santuário nacional promove várias atividades especiais. Entre elas, a passagem da imagem peregrina por todo o País. A igreja, neste ano, vive o ‘ano mariano’, episódio concedido a pedido da CNBB pelo Papa Francisco, dedicado a devoção e às comemorações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida por todo o Brasil. O ano se torna ainda mais especial porque é agora, em 2017, que os cem anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima é lembrado também.