Porto União completa CEM ANOS

Há um século, nascia a irmã mais jovem de União da Vitória. Programação festiva termina apenas no dia 30

·
Atualizado há 7 anos

Enfim, cem anos. Nascia há um século, a catarinense Porto União. E hoje, o dia é dela. É dia de comemorar, de entender seu contexto regional e sim, pensar os próximos cem anos. Mas, para compreender o nascimento da cidade, é preciso voltar no tempo.

De pronto, conhecendo um pouco mais, aquela história de que ela é irmã gêmea de União da Vitória, não procede. Como seriam gêmeas se as idades são diferentes? São irmãs, é fato, mas não idênticas.

A cidade se formou a partir de 1917, surgiu entre os limites territoriais dos estados de Santa Catarina e Paraná por meio de acordo. Foi um processo que começou ainda no século 19, no ano de 1842, momento que ficou marcado por conta do descobrimento do Vau do Rio Iguaçu. Em 1855, a cidade era uma só: Porto União da Vitória. Em 1901, o município de União da Vitória foi emancipado. Onze anos depois, acontecia a Guerra do Contestado, que durou até 1916.

Em 1917, no dia 5 de setembro, no lado de Santa Catarina, Porto União conquistava sua emancipação. No documento, foi o rompimento de sua ligação com o Paraná. Na prática, o limite não significou nada: nunca separou o povo, nunca impediu o trânsito entre uma cidade e outra, nunca foi um divisor. “

Centenário

RainhaXnoX50XanosDesde o começo do ano a comemoração dos cem anos fez parte da preocupação da Administração Municipal. Em uma recente entrevista ao jornal O Comércio, o prefeito Eliseu Mibach, destacou o assunto. Na ocasião, ele disse que era tempo de correr contra o tempo e deixar tudo pronto para a comemoração. E de fato, isso ocorreu (veja quadro). “Dinheiro público tem que ser tratado com respeito. Tem que saber dar valor. Antes da gente comprar, vamos ver a real necessidade daquilo. Temos que eleger as prioridades, fazer estrada, esgoto, as praças. Muitas vezes, as pessoas acham que como o dinheiro não e dele, pode gastar como quiser. A parte financeira só sai com a minha autorização e da secretaria de Finanças, se não vira uma esculhambação sem tamanho”, disse na entrevista, referindo-se às prioridades de sua gestão.

Uma vez rainha, sempre rainha

Doroty Novacky, eleita a Rainha do Cinquentenário da cidade de Porto União, participa das comemorações do Centenário da cidade. Ontem, ela visitou a redação do jornal O Comércio. Trouxe muita simpatia e um álbum cheio de fotos da época em que venceu o concurso.

Hoje tem festa!

A programação para esta terça é bastante extensa. O Portal Vvale separou as principais para que você possa acompanhar.

10 horas

Inauguração da Praça do Centenário Victor Buch Filho, no bairro Santa Rosa

14 horas

Maratona Fotográfica, na praça Hercílio Luz

14 horas

ANIVERSÁRIO, no Espaço Estação União

14 horas

Inauguração Monumento ao Centenário, na praça Hercílio Luz

16 horas

Corte do bolo, no largo da praça Hercílio Luz

17 horas

Sessão Solene Câmara Municipal de Vereadores