Chega ao fim a era Vilela: novo delegado chefe toma posse na 4ª SDP

Delegado André Vilela, que deixa o comando, é apontado como o melhor delegado da história de União da Vitória

·
Atualizado há 9 anos

posse-delegado-uniaodavitoria
(Foto: Jair Piloto Nunes).

Luiz Alberto Cartaxo Moura, Darci Pacheco, Wallace de Oliveira Britto e tantos outros bons delegados que passaram pela chefia da 4ª SDP, que perdoem União da Vitória, mas o delegado chefe que deixou União da Vitória na quinta-feira, 26, André Vilela, deixou uma folha de serviços impressionante. Tanto que arrancou lágrimas e muita emoção dos escrivães, investigadores e funcionários da delegacia. A solenidade de transmissão de cargo, que deveria contar com a presença do Secretário de Segurança Pública do Paraná, serviu para comprovar a tese de que nem sempre o que a sociedade reconhece, é intocável.

No final da tarde abafada de quinta, a solenidade presidida pelo Dr. Julio Cezar dos Reis, e que contou ainda com a participação do Dr. Valmir Soccio, representando a Divisão Policial do interior, deu posse ao novo delegado, Douglas Carlos de Possebon e Freitas. Participaram da solenidade, ainda, o prefeito Pedro Ivo Ilkiv (PT-PR), o vice-prefeito, Jair Brugnago (PSDB-PR), o deputado estadual Hussein Bakri (PSC-PR), o presidente da OAB local, Laury Angelo Furlan Fagundes, a delegada operacional, Thatiana Laiz Guzella e o Delegado homenageado, André Luis de Oliveira Vilela.

O novo delegado disse que está animado pela aceitação da polícia civil na sociedade e promete seguir os passos de Vilela, dentro da sua metodologia de trabalho. A expectativa é grande, já que vilela tirou a 4ª SDP do ostracismo e devolveu o respeito para Polícia Civil.

Vilela recebe elogios

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo, em dois momentos distintos, lamentou a saída de Vilela e felicitou o novo delegado pela assunção à chefia da 4ª SDP. “A administração está abrindo as portas para o novo delegado. Por outro lado deixo claro que União da Vitória vai sentir saudades do delegado Vilela”, disse.

posse-delegado-uniaodavitoria2
Novo delegado, doutor Douglas Carlos de Possebon e Freitas

Vilela é o responsável direto pela transformação da delegacia. Reformou internamente o prédio, equipou cartórios, construiu novas celas correcionais, capacitou os funcionários e, com tudo isso, fez com que a 4ª. SDP se tornasse a melhor das 17 subdivisões policiais.

Vereadores, lideranças políticas e comunitárias disseram esperar que o novo delegado dê continuidade aos bons serviços deixados por Vilela. Outro ponto positivo do agora ex-delegado de União da Vitória é a alta resolução de crimes de sangue (homicídios) e o combate ao tráfico de drogas. Vilela é especialista em tirar de circulação microtraficantes e “aviões”, como são chamados aos que transportam as drogas de um lugar para o outro.

Batalhão e região metropolitana

Já o deputado estadual Hussein Bakri aproveitou para dizer que o governador, Beto Richa deve mandar, em até 90 dias, o Projeto de Lei de reestruturação da PM do Paraná. Entre outros pontos está a transformação da companhia independente em batalhão de Polícia Militar”, disse Bakri. E completou: “Isso implica em mais policiais, pelotão de choque e outras atribuições de um batalhão da PM”, observou.

Outro anúncio do deputado é o Projeto de Lei que cria a região metropolitana de União da Vitória. “Eu escrevi e o deputado Alexandre Khury está assinando em conjunto a criação da região metropolitana de União da Vitória. Isso dará um tratamento diferenciado à região que passa estender até Irati”, explicou. Para Bakri a criação da região metropolitana implica em mais direitos, mais obrigações, mas em um tratamento diferenciado e obrigatório, por parte do governo estadual. “A começar pela segurança pública”, destacou Bakri.