CNH: Simuladores voltam à pauta

Obrigatoriedade começa em dezembro. Contran publicou resolução neste mês com as mudanças

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Atualizado há 9 anos

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(Foto: Reprodução internet).

A história do uso de simuladores em autoescolas parece estar perto do fim.  Em 2012, o Contran, Departamento Nacional de Trânsito, decidiu pela obrigatoriedade dos aparelhos. No ano passado, suspendeu a decisão. E, agora, o simulador voltou e será obrigatório a partir de dezembro. Isso porque no dia 23 deste mês outra resolução de número 543 do Departamento colocou em pauta a discussão, mais uma vez, e aprovou a vigência dos simuladores. No documento mostra que as escolas de formação de condutores têm até o dia 31 de dezembro para entrarem no novo padrão. No entanto o equipamento que simula a direção de um carro em autoestradas ou em vias urbanas custa muito caro. Conforme o sócio e instrutor da Autoescola União em Porto União, Antônio Schimdt, o preço do aparelho gira em torno de R$ 40 mil. Mas, o problema não é só esse. “Não é só comprar o simulador, mas o software dele também. Será cobrado o uso desse software”, conta. O pagamento será feito mensalmente e as parcelas são permanentes. Cada uma delas pode custar até R$ 1.200.

A autoescola de Antônio ainda não tem o aparelho e não sabe se vai ter até dezembro. Segundo ele o Sindicato dos Centros Formação de Condutores de Santa Catarina mandou, nesta semana, um documento orientando instrutores e proprietários de escolas de condutores para que não tomem nenhuma decisão precipitada. “É para deixar rolar, essas decisões são reeditadas”, comenta.

Do outro lado da linha, na Escola Novo Tempo nenhuma orientação ou pedido formal foi feito nem pelo Denatran muito menos pelo Detran do Paraná. Conforme a assessoria da escola só serão feitas mudanças quando uma notificação for recebida.

simulador-transito-reproducao2Até lá as aulas práticas seguem normais, sendo 25 horas. Com o uso dos simuladores as aulas de carro serão de 20 horas e no aparelho 5 horas. Lembrado que as cinco horas a mais de direção em carro de passeio foi instituída no ano passado, quando os simuladores também começaram a ser requisito na formação do motorista. Até então as aulas eram de 20 horas.

Nenhuma taxa de uso do simulador deverá ser cobrada à parte. Conforme o Procon a “compra casada” é abusiva.

O que são os simuladores

O simulador reúne o maior número possível de situações para o motorista. Tem direção à noite, tem que ligar o farol. Na chuva, acionamos o limpador de para-brisa. A subida exige o controle de embreagem, senão o carro morre. Tudo para sair dali e chegar no trânsito mais preparado e até mais confiante, antes de dar a partida num carro de verdade. Contudo essa preparação é contestada por Antônio. Segundo ele nenhum estudo que prove a vantagem do simulador foi apresentado até o momento. “Não existe dados provando que quem fez aulas em simuladores se envolvem menos em acidentes do quem fez aulas no carro”, comenta. “Ao menos eu não tenho”, dispara.

O simulador pode ser comparado com um jogo de videogame melhorado, parece brincadeira, mas, a priori, não é. “Não quer dizer que a pessoa que use o simulador seja melhor que a outra, vai depender da pessoa”, completa.

Em Santa Catarina apenas uma autoescola em Tubarão possui o simulador. No Paraná, até dezembro, apenas um simulador estava em funcionamento. Nas Cidade Irmãs não há registro da compra do equipamento, muito menos a previsão dela.