Cohapar e Instituto das Águas do Paraná reforçam parceria técnica

·
Atualizado há 8 anos

Nesta terça-feira (28) o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná), Iram de Rezende, foi recebido na sede da empresa, pelo superintendente de Relações Institucionais e chefe de gabinete da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), João Naime Neto.

Na reunião, os gestores públicos, reforçaram o termo de cooperação da parceria técnica desenvolvida pelos órgãos. Além de reafirmarem a continuidade dos trabalhos, a intenção da Cohapar é ampliar os serviços especializados disponibilizados pelo Instituto.

O Instituto das Águas do Paraná é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH/PR tendo por finalidade oferecer suporte institucional e técnico à efetivação dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH/PR).

Conforme Rezende, “o motivo desta cooperação, além da interação do corpo técnico dos órgãos envolvidos, é que ao construir conjuntos habitacionais existem obras de galerias e interferência nos volumes de água gerados pela concentração humana. O Instituto Águas do Paraná lida exatamente com a questão do controle de águas. Desta forma, antecipamos e aproximamos informações de interesse da Cohapar,” explicou o presidente.

Para Naime Neto, a repactuação do termo de cooperação com o Insituto das Águas reforça o compromisso do governo do Estado e da Companhia com a qualidade dos empreendimentos habitacionais e o respeito aos paranaenses. “A grande parceria que temos mostra a preocupação do governador Beto Richa com a segurança, qualidade e preservação dos recursos hídricos em nossos projetos habitacionais e também na proteção das famílias contempladas com a casa própria em todos os municípios do estado”, afirma Naime Neto.

A Cohapar, por meio deste termo de cooperação, é beneficiada pelo acesso ao acervo de conhecimento e a expertise do corpo técnico do Instituto das Águas, que oferece assessoria e serviços para os empreendimentos habitacionais construídos e/ou geridos pela companhia, tais como: planejamento e execução de ações e projetos técnicos de proteção, conservação, recuperação e gestão de recursos hídricos superficiais e subterrâneos para preservar e restaurar aspectos quantitativos e qualitativos das águas; monitoramento da qualidade e quantidade dos recursos hídricos; execução de serviços técnicos de engenharia para controle de problemas de erosões, cheias e inundações, degradação de fundos de vales e poluição das águas, dentre outros serviços.