Comitê Canoinhas e contíguas do Rio Negro vai realizar limpeza de rios da região

·
Atualizado há 8 anos

Assembleia
(Foto: Assessoria).

O Comitê do Rio Canoinhas e contíguas do Rio Negro realizou Assembleia ordinária nesta terça-feira, 31, no Auditório da AMPLANORTE. O Comitê Canoinhas incorporou oficialmente as bacias contíguas do rio Negro em março deste ano, quando foram empossadas novas entidade. O Secretário Executivo da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, Helio Daniel Costa ocupa cadeira no Comitê. A partir de agora as reuniões serão itinerantes nos municípios que compõe o Comitê.

Entre os assuntos abordados estava a limpeza dos rios da região. O primeiro a receber a ação deve ser o Rio da Lança, que nasce em Itaiópolis e deságua no rio Negro, em Mafra. Foram discutidas estratégias de limpeza e divulgação do evento.

A diretoria do Comitê organiza, ainda, uma capacitação para os membros, no dia oito de junho, em Canoinhas.

O Comitê abrange os municípios de Canoinhas, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Três Barras, Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988. A composição diversificada e democrática contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

Ações realizadas em maio

Neste mês de maio o Comitê realizou diversas ações. Foram ministradas palestras sobre manejo e conservação do solo, bacia hidrográfica, restauração florestal e educação ambiental nas escolas; capacitações sobre redução do uso de agrotóxicos e um curso de Autocad, além de participação em reuniões e encontros: Planorte Suíno-Leite, no qual foi discutido o aproveitamento de dejetos suínos nas propriedades  e Seminário de Fruticultura.