Comitê Rio Canoinhas inicia trabalho de recuperação de nascentes

·
Atualizado há 10 anos

Foto 1A equipe do comitê da bacia hidrográfica do Rio Canoinhas está realizando no início deste ano a identificação de nascentes no entorno da bacia, realizando também trabalho de conscientização, monitoramento e recuperação destas nascentes. Este trabalho de campo está sendo realizado pela equipe técnica, composta pela consultora e coordenadora da ação, Francielle Cristina Gaertner; engenheira florestal Tamara Mokwa e o colaborador Thiago Luis Trevisani.

Segundo a coordenadora da ação, o trabalho está sendo realizado com o intuito de resgatar a devida importância deste “patrimônio natural”, que está disponível na região, e que aos poucos, vem sofrendo com as ações do homem. “Iremos fixar marcos em cada nascente visitada, que servirá como referência para posteriores estudos e ações realizadas por este comitê e também pelas entidades parceiras”, destaca Francielle. Ela ainda explica que será instalada uma placa na entrada da propriedade/ residência, identificando que ali consta uma nascente, monitorada pelo comitê Rio Canoinhas. “A sociedade deve ter o bom senso e também é uma obrigação preservar estas referidas áreas”.

O presidente do comitê Rio Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus faz um apelo para que a população possa auxiliar o comitê nesta ação, passando informações referentes a localização de nascentes que porventura ainda não tenham sido mapeadas,  que se encontrem em situação de degradação  ou sofrendo danos. O presidente frisa também, que é preciso mapear nascentes que se encontram intocadas e preservadas.