Comoção e homenagem marcam despedida de Louis Fernando

·
Atualizado há 7 anos

despedida-acidente-aviaoXX3X
Multidão acompanhou o adeus ao jovem piloto. (Foto: Mariana Honesko).

No início da tarde de ontem, o corpo do piloto, Louis Fernando, foi sepultado. O velório e enterro aconteceram no Cemitério Jardim da Saudade, em União da Vitória.

Uma multidão acompanhou a triste despedida. Muitas lágrimas, muitos abraços, muita incredulidade entre as poucas conversas. A capela recebeu dezenas de coroas e ao lado do caixão, a família, comovida, se despedia do jovem, de 34 anos.

Amigos da aviação também estiveram por lá. Aliás, foi deles a homenagem mais tocante: no céu, cinco aeronaves, sobrevoavam o cemitério. Depois de pousar, os pilotos foram pessoalmente até lá e no final do “adeus”, carregaram o caixão do colega. Foram momentos de dor e de aplausos, repetidos por duas, três vezes, durante a celebração de despedida ao piloto que já é considerado heroi. “É difícil”, disse, com voz embarcada, Arion, piloto local e amigo de Fernando. “Quem é piloto ganha asas para o céu, definitivamente”, completou Everton, que fez curso de voo com Fernando e o conhecia há três anos.

O corpo do jovem piloto foi sepultado no mesmo jazigo onde sua mãe, que faleceu em julho, foi enterrada. Louis Fernando namorava Daniele Gabsk, desde 2014. Ontem, bastante abalada, foi amparada pela família, dela e dele, em um gesto de amor igual ao que o casal vivia, em terra e no céu. Dani acompanhava Fernando em alguns voos e a alegria deles era compartilhada pela rede social. Aliás, as páginas e comunidades virtuais também compactuaram o luto.

Na página “Amigos do Capitão Kirk”, por exemplo, a comunidade agradeceu a ajuda de Fernando para a construção da réplica do avião usado na Guerra do Contestado. “Amigo Kirkiano, foi uma honra podermos ter convivido com você. Agora estás em definitivo num dos lugares que mais apreciava… o céu…”, postou o administrador da página. Na página da Associação Cultural Polska Brasiliana Karol Wojtyla, a postagem também viralizou. “Ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará Louis Fernando Chinkevicz”, disse o texto. Amigos também publicaram notas de pesar, relembraram momentos juntos, postaram mais fotos.

E, ironicamente, o próprio Fernando se homenageou. Ele postou, logo após o acidente com o avião da Chapecoense, a seguinte frase: “Quando um de nós sai de rota, todos sentem”. Então, que assim, seja. Descanse em paz, heroi Loius Fernando.