Compras de Natal ainda estão em primeira marcha

Ritmo lento no comércio preocupa alguns lojistas, mas, pode ser reflexo do “jeitinho brasileiro” de deixar tudo para última hora

·
Atualizado há 9 anos

Muita gente entra nas lojas para dar aquela "olhadinha" nos preços e sai de mãos vazias
Muita gente entra nas lojas para dar aquela “olhadinha” nos preços e sai de mãos vazias

Quem passa pelas ruas da Cidades Irmãs percebe o movimento acelerado de pessoas entrando e saindo das lojas. Contudo, a maioria delas saem de mãos vazias. O ritmo lento do comércio vem preocupando alguns lojistas que até comentam que esse é o resultado dos endividamentos, ou, por outro lado, reflexo do jeitinho brasileiro de deixar tudo para a última hora. Conforme o presidente da Câmara dos Lojistas (CDL), Luciano Karpovisch, as vendas deste ano para o Natal podem ter um acréscimo de até 6% com relação ao mesmo período do ano passado, contrariando o pessimismo de alguns lojistas. “Tem alguns que relatam que estão vendendo na loja até 15% a mais que ano passado, já outros reclamam do movimento. Isso é muito relativo, até por conta dos preços dos produtos e condições de pagamento”, comenta.

comércio (2)Falando em pagamento, uma loja de sapatos no centro da União da Vitória estampa na fachada: primeira parcela para maio de 2015. No chamariz para as vendas vale de tudo. Nesta mesma loja, há algumas semanas, uma placa informando desconto de 100% assustou alguns compradores. “Achei muito estranho, parece que eles estavam até dando o sapato de graça”, disse um cliente saindo da loja.

Mas, por outro lado, quem não gastou tem a chance de tirar um dinheiro do bolso até o dia 24. O comércio das duas cidades vai funcionar em ritmo especial até à véspera do Natal. As lojas ficam abertas até às 22 horas, nos finais de semana fecham às 16 horas e no dia 24 funcionam até o meio dia. Segundo Karpovisch, há algumas lojas que vão funcionar até às 16 horas.

 

Filas de carros se formam e, em horários que não são considerados de pico, congestionam o fluxo na área central
Filas de carros se formam e, em horários que não são considerados de pico, congestionam o fluxo na área central

Ano Novo

Para 2015 o presidente da CDL espera por vendas normais. Já em janeiro e fevereiro os saldões de porta fechada têm início. Quem espera para comprar linha branca nessa época pode encontrar descontos de até 60%