Conferência Municipal de Assistência Social discute novos projetos

·
Atualizado há 9 anos

‘Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026’. Esse foi o tema da X Conferência Municipal de Assistência Social de União da Vitória, realizada na quinta-feira, 30, no Auditório da Secretaria de Cultura. O evento  teve como lema ‘Pacto republicano no Suas rumo a 2016: O Suas que temos e o Suas que queremos’. Essas questões foram abordadas pela professora, Francieli  Clara Peloso, durante palestra realizada no período matutino.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Liamar Aparecida da Silva, as Conferências são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada as ações do setor. “Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas assistenciais que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social”, informa.

A secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, que na abertura do evento representou o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, destacou os avanços na área, em especial as ações desenvolvidas no município. Ela lembrou que, na atual gestão foram convocados profissionais técnicos, aprovados no concurso público, para atender a demanda da Secretaria, adquiridos veículos e equipados os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro Especializado de Assistência Social (Creas).

Entre os investimentos, está ainda, a construção da sede própria do Cras do Bairro Rocio e a transferência do Creas, Casa Lar, Casa Abrigo e Conselho Tutelar para espaços mais amplos e adequados. O Conselho Tutelar também foi reequipado.

A Conferência

Além dos trabalhos em grupos e apresentação e votação das propostas elaboradas pelos conferencistas, o evento teve a finalidade de referendar os representantes governamentais e da sociedade civil (titulares e suplentes) para compor o Conselho Municipal de Assistência Social no período de 2015/2017.

A eleição dos representantes da sociedade civil para a composição do CMAS (2015/2017) foi realizada na semana passada, na sala de reuniões da Secretaria Executiva dos Conselhos.

Os delegados governamentais e da sociedade civil que representarão União da Vitória na Assembleia Regional e Conferência Estadual também foram eleitos e referendados durante a Conferência. As propostas aprovadas no município serão defendidas por eles nestes dois eventos.

Realização

O evento, promovido pelo Conselho e Secretaria Municipal de Assistência Social, teve a participação de profissionais do setor, representantes de entidades socioassistênciais e usuários dos serviços. Na ocasião a Câmara Municipal foi representada pelo vereador, Carlos Humberto Topolski. A chefe do escritório regional da Secretaria de Estado de Trabalho Desenvolvimento Social, Sandra Bogus também participou das atividades.

Foto: Assessoria