Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada

·
Atualizado há 9 anos

Buscar melhorias que garantam mais qualidade de vida para a pessoa com deficiência. Esse foi o principal objetivo da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em União da Vitória, na terça-feira, 30, no Auditório do Colégio Estadual Túlio de França. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com o tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, o encontro reuniu representantes governamentais e da sociedade organizada para discutir políticas públicas que atendam às necessidades dessa população.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, defende que, a conferência é uma oportunidade para a sociedade discutir e apresentar propostas. “Nós, enquanto Poder Público estamos realizando diversas ações para garantir os direitos das pessoas com deficiência”, observa.

Entre as ações da administração municipal, Pedro Ivo, destacou as obras do programa de mobilidade e acessibilidade urbana, em andamento. “Isso resulta em melhores condições de locomoção para pessoas com deficiência física ou pouca mobilidade, como cadeirantes e idosos”, aponta.

Palestra

O tema da palestra foi abordado pelo secretario de Assuntos Estratégicos do Paraná, Flavio Arns. Entre as questões em pauta, a atenção que se deve ter com os deficientes físicos e mentais; o apoio aos familiares; cuidados com os idosos com deficiências; e a necessidade de instituições especializadas para cuidar dessas pessoas.

Eixos temáticos

Durante a tarde, os grupos de trabalho debateram os sete eixos temáticos: gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional; órgãos gestores e instâncias de participação social; e a interação entre os poderes e os entes federados.

Eixo 1 – Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional.

Eixo 2 – Financiamento – Fundos e Políticas de Incentivo Fiscal para o atendimento de pessoas com deficiência.

Eixo 3 – Financiamento – Orçamento Público.

Eixo 4 – Órgãos Gestores e instâncias de participação social.

Eixo 5– Interação entre os Poderes Federados.

Eixo 6 – Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Eixo 7 – O reconhecimento da pessoa com deficiência na atuação das políticas setoriais objetivando um atendimento de qualidade.

Propostas

As propostas eleitas na Conferência Municipal serão enviadas ao Escritório Regional do Trabalho e Desenvolvimento Social de União da Vitória para serem encaminhadas ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para fazerem parte da Conferência Estadual.

Apresentações

Após a abertura solene do evento, com o pronunciamento de autoridades, houve apresentações artísticas dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de União da Vitória e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apadaf) de Porto União.

Interprete

Uma interprete de libras atuou durante a Conferência para que as pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar os trabalhos.

Participação

Além de Pedro Ivo, o vice-prefeito, Jair Brugnago, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Eufrázio Xavier de Barros, o vereador Carlos Romeu Bueno e chefe do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Brugnago, participaram da Conferência.