Conselheiros Tutelares são escolhidos em Porto União e União da Vitória

·
Atualizado há 9 anos

eleiXXXXo-conselho-portouniao
(Foto: Assessoria).

Neste domingo, 4, aconteceram as eleições para Conselho Tutelar em Porto União. Foram doze candidatos aptos para a concorrência, dos quais cinco mais votados garantiram o cargo para os próximos quatro anos.

Foram 1.864 votos, 5 nulos e 2 brancos, totalizando 1857 votos válidos. As urnas foram instaladas em sete pontos da área urbana e rural de Porto União: Escola Estadual Básica Antonio Gonzaga, Escola Estadual Nilo Peçanha, Salão Paroquial da Igreja São Pedro, Núcleo Educacional João Fernando Sobral, Escola Estadual CID Gonzaga, Núcleo Educacional Frei Deodato, Escola Estadual Clementino Britto. O maior local de votação foi o Cid Gonzaga, que contou com 522 pessoas votantes.

No decorrer do dia a Comissão Especial Eleitoral, cuidou de todo o processo, contando com uma equipe de 29 pessoas, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto União, servidores municipais e do promotor de justiça Rodrigo Kurth Quadro. A Polícia Militar e o Cartório Eleitoral também prestaram apoio.

Os conselheiros serão empossados no dia 10 de janeiro e permanecem no cargo por quatro anos, com chance de reeleição. Confira como ficou o resultado, lembrando que os cinco primeiros assumem as vagas.

CELSO MOREIRA DE CASTILHO 292 votos
JULIANE PAOLA ROSA 289 votos
SIMONE SCHROH 271 votos
TACILA ADELIS COQUEREL 218 votos
MARTA DOS SANTOS DE LIMA 197 votos
IZABEL CARDOSO 162 votos
CLAUDINE ALESSANDRA GRANEMANN 137 votos
NELCI SCHNEIDER 116 votos
CLEIDE DAIANE ROSA DOS SANTOS 55 votos
SANDRO MARCELO BERLATTO 53 votos
FRANCIS CHRISTOFFER FRANKE DO PRADO 51 votos
JESLIANE FERREIRA WEBER 16 votos

Esses profissionais terão uma missão ampla: zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. Eles precisam atuar tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância.

União da Vitória

No último domingo, 4, foi realizada a primeira eleição para a escolha de conselheiros tutelares, em data unificada. Em União da Vitória, a votação ocorreu, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Os candidatos eleitos foram Celina Elizabet Tomczyk Moretti (426 votos), Flavia Aparecida Lezan Sczemberg de Souza (301 votos), Maristela Martinazzo Zanin (235 votos), Julcimara Conceição Gomes de Castro (148 votos) e Elise Bodnar Fernandes (82 votos). Cristiano André de Freitas, com 70 votos, ficou como primeiro e único suplente.

O processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares foi realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público que, atua perante o Juízo da Infância e Juventude da Comarca de União de Vitoria.

A posse dos novos conselheiros tutelares será realizada no dia 10 de janeiro de 2016, conforme previsto no parágrafo 2º do Art. 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).