Consórcio permite acesso de programa de ampliação para aeroportos regionais

·
Atualizado há 9 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

Após a assinatura do Protocolo de Intenções que objetiva a criação do Consórcio Público Intermunicipal para Gestão Aeroportuária e, a aprovação das Câmaras de Vereadores, União da Vitória voltou a integrar a lista de municípios que podem acessar o programa  de ampliação dos aeroportos regionais, proposto pelo Governo Federal. A criação do Consórcio, entre União da Vitória e Porto União, é voltada para a administração do Aeroporto Prefeito José Cleto, atualmente, sob responsabilidade, apenas, do município paranaense.

Agora, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Luilson Schwartz, a comissão responsável pela criação do Consórcio trabalha na elaboração do estatuto e da documentação do novo órgão. “Toda a questão  que envolve a parte burocrática”, aponta.

Ainda, conforme o secretário, já está agendada uma reunião na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no mês de setembro, para apresentar essa documentação. “Na sequência, será realizado o levantamento do tipo e tamanho do aeroporto que será implantado em União da vitória e, aí vamos trabalhar no projeto e na liberação das licenças ambientais”, informa.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, lembra que, um dos requisitos para os municípios acessarem o programa de ampliação dos aeroportos regionais é ter Produto Interno Bruto (PIB) anual de R$ 1 bilhão. “Com a participação de Porto União ultrapassamos esse valor”, observa.