Construção do bloco administrativo do campus local do IFPR deve ser concluída este ano

Obra tem previsão de investimento para 20 anos, com a construção de mais quatro blocos, auditório e quadras poliesportivas

·
Atualizado há 10 anos

IFPRA construção do Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) está em fase final. A informação é confirmada pela diretora geral da unidade local, a professora Patrícia Bortolini. A expectativa é que a obra (bloco administrativo) seja concluída e inaugurada até dezembro de 2014.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, observa que, o campus local ainda tem previsão para investimento nos próximos 20 anos, com a construção de mais quatro blocos, auditório e quadras poliesportivas, por exemplo.

Para início das atividades, previstas para 2015, o bloco administrativo será utilizado também como didático. “A comunidade de União da Vitória já terá neste bloco disponibilidade de auditório, biblioteca, salas de aula e secretaria, que dará suporte pedagógico aos profissionais nos primeiros dois anos de instalação do Instituto no município”, explica Patrícia.

Pedro Ivo reforça que, mesmo antes da construção do campus local, a parceria com o IFPR já tem beneficiado a população. “Já disponibilizamos diversos cursos, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em parceria com o Instituto. Entre eles, operador de computador, bovinocultura do leite, montador e reparador de computadores, horticultor orgânico e reciclador”, exemplifica.

Já o primeiro curso regular oferecido pelo campus local é de Formação Inicial e Continuada (FIC), na área de operador de caixa, com 40 vagas disponíveis. As inscrições encerram-se nesta sexta-feira, 27. Contudo, caso haja vagas remanescentes, ainda neste mês será lançado edital complementar. “O curso é de 160 horas, a formação é rápida, para capacitar e já inserir o profissional no mercado de trabalho, e atender a demanda local e regional”, explica.

Demais cursos

E, outros cursos também estão com as inscrições abertas. Por meio do Pronatec serão oferecidos cursos de contador de histórias, horticultor orgânico, costureira, reciclador, programador web e operador de computadores, com, em média, 35 vagas cada.  As inscrições para as capacitações devem ser feitas no próprio IFPR, em seu escritório administrativo no prédio da Caixa Econômica Federal (CEF) – sala 402, munido de cópia de CPF e RG, foto 3×4 e comprovante atualizado de endereço. O período para se inscrever encerra em 11 de julho, com aulas iniciando três dias depois. O intuito, via Pronatec, é qualificar o trabalhador para o mercado de trabalho.