Construção do Parque Linear volta ao normal

·
Atualizado há 9 anos

Obras ficaram paralisadas por dez dias por motivo de recesso

Pista de skate, pronta há aproximadamente três meses, receberá pintura de grafite do Grupo Swords Crew  de União da Vitória  (Foto: Bruna Kobus)
Pista de skate, pronta há aproximadamente três meses, receberá pintura de grafite do Grupo Swords Crew de União da Vitória
(Foto: Bruna Kobus)

Ontem, com o retorno dos setores da Prefeitura de União da Vitória, as obras que estavam paradas devido ao recesso de final de ano também voltaram ao normal. Uma delas, talvez a maior em planejamento na cidade, voltou à todo vapor.

A construção de um dos setores do Parque Linear, ao longo de aproximadamente 4,5 quilômetros na margem do Rio Iguaçu, tem previsão de entrega para o final de fevereiro. Segundo o vice-prefeito de União da Vitória, Jair Brugnago, a parte da Administração, no momento, está sendo feita. “Estamos fazendo a drenagem, a limpeza da área e a terraplanagem”, comenta.

Ainda conforme Brugnago o que será entregue no próximo mês são as quadras de areia, que estão sendo finalizadas, o Mirante, próximo a Ponte do Arco, e os banheiros. “Hoje (ontem) a terraplanagem do Mirante está sendo feita”, conta.

A área que será entregue começa na Ponte de Ferro e segue até a Ponte do Arco. Essa extensão é chamada de “Setor Navegantes”. A obra milionária está dividida em seis setores. O primeiro escolhido pela equipe de obras foi o Navegantes. Segundo Luilson Schwartz, secretário de Indústria Comércio e Turismo, a escolha foi feita devido aos pedidos de esportistas. “As obras tiveram início com as pistas de skate, no “Navegantes”, porque era uma reivindicação antiga de estudantes e jovens que praticam o esporte”, disse em entrevista ao Comércio em outubro.

Na época o secretário também comentou sobre a intenção de entregar a cada mês

Toda a obra tem prazo de execução de 250 dias. Conforme placa fincada em um canteiro de obras do Parque Linear. A intenção, no ano passado, era de entregar cada setor em 45 dias.  (Foto: Bruna Kobus)
Toda a obra tem prazo de execução de 250 dias. Conforme placa fincada em um canteiro de obras do Parque Linear. A intenção, no ano passado, era de entregar cada setor em 45 dias.
(Foto: Bruna Kobus)

um ou dois setores prontos para que em junho o Parque possa ser inaugurado por completo. “Deve levar uns oito meses para finalizar tudo, e por isso a gente setorizou as obras, à medida que construímos vamos entregando para a população as instalações,” explicou.

A ideia nasceu há dois anos e, a partir da parceria entre o governador Beto Richa, o deputado Valdir Rossoni e o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv foi tomando forma. Em março do ano passado a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) também entrou no projeto e assinou, durante a comemoração dos 124 anos do município, um documento que garantiu R$ 2,4 milhões para a execução das obras nesta primeira fase.