Consultor do Sebrae chega em União da Vitória

Marcelo Adriano ficará no município durante esta semana para realizar diagnóstico das potencialidades do turismo local

·
Atualizado há 10 anos

turismo-sebrae-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Chegou na tarde de ontem em União da Vitória Marcelo Adriano, consultor de turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Marcelo ficará na cidade durante toda esta semana para fazer um diagnóstico das potencialidades do turismo local. “Basicamente eu vou visitar pequenos empreendimentos que de alguma maneira possam, ou já estejam, vinculados ao roteiro Trem é Turismo, que é um projeto entre a Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e o Sebrae”, explica.

Conforme o consultor existem duas vertentes deste projeto. A primeira é a capacitação dos pequenos empresários na questão turística e a segunda etapa consiste na análise do terreno turístico local. “Em um primeiro momento nós vamos atender as pequenas empresas e ajudá-las a se qualificarem para poderem explorar ao máximo o turismo da região e, outro ponto, é o diagnóstico de como está estruturado o trem, no caso do município, quais são as providências que devem, ainda, ser tomadas para viabilizar o retorno do passeio, além das questões vinculadas ao Poder Público e como ele está dando suporte para operação e aos pequenos negócios em torno dela.”

O projeto foi lançado na sexta-feira, 26, em São Paulo. Daiane Scolaro, Turismóloga da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo do município esteve no lançamento e reforça que o projeto não será de resultados imediatos. “Todo o processo teve início em agosto deste ano e vai até março de 2016. Ele consiste no fortalecimento a governança, a cultura da cooperação e o acesso ao mercado das operações de trens turísticos e culturais”, completa.

União da Vitória entrou para a lista de municípios contemplados com o projeto nacional há cerca de um mês. Serão 20 cidades atendidas pelo Trem é Turismo que prevê a criação de cinco novos trens no País. A iniciativa também inclui a melhoria de equipamentos já em funcionamento, como é o caso da Locomotiva 310, para desenvolver o turismo em cidades que já possuem o trem a vapor.

Cronograma

Segundo a agenda do consultor os primeiros dias serão de reuniões com Zulméia Pinheiro, do escritório regional do Sebrae e, também, um encontro com a Secretaria de Turismo do município para fazer a apresentação oficial do projeto.

Após esta etapa Marcelo dará início às visitas aos empresários que já são vinculados com o Sebrae que, segundo Daiane, somam 11 empresas. “Depois disso ele vai fazer um levantamento das possibilidades do turismo da região para que possa fortalecer os pequenos negócios que atuam em torno da Maria Fumaça. Esta não será a última visita do consultor”, afirma a turismóloga.

Locomotiva 310

Em entrevista ao portal Vvale o secretário de Turismo, Luilson Schwartz, explicou que a intenção é colocar a Maria Fumaça nos trilhos mais uma vez e, com o projeto Trem é Turismo, a possibilidade se torna cada vez mais concreta. “Entendemos (Secretaria) que o carro chefe, que puxaria todo o turismo local e regional, é a operação da Maria Fumaça 310”, afirma.