Corpo de Bombeiros de Porto União completa 44 anos de atendimentos à comunidade

Corporação comemorou no dia 5 seus 44 anos de existência em Porto União

·
Atualizado há 11 anos

Para salvar vidas não existe distinção de cidade ou de estado. Com esse lema, o Corpo de Bombeiros de Porto União trabalha há 44 anos em prol das comunidades da região. Mesmo sendo de Santa Catarina, a corporação atende também os municípios de Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, Cruz Machado e União da Vitória além da cidade sede Porto União.

A data de criação é 5 de setembro, mas como culminou na mesma semana voltada às atividades de aniversário de Porto União as comemorações aconteceram ontem.

Comemorações

Image0006
Entrega do novo barco à Corporação (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

Para marcar a data o comando realizou na tarde de ontem a entrega de dois novos equipamentos (dois barcos) conseguidos através Fundo de Reequipamento de Bombeiros (Funrebom) de Porto União.

“Esses dois barcos são preparados para atendimentos em rios com correnteza, como é o caso do Rio Timbó. Eles vão atender as emergências em Porto União e Irineópolis” comenta o Major Richard Sass Braum, comandante da corporação.

Além disso, o secretário de Finanças de Porto União, Ricardo Dragoni, recebeu o diploma “Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”.

Os bombeiros militares Sérgio Konkel, Zaqueu Josias Bohone e Adamar Zatorski, receberam das mãos do comando a Medalha de Mérito pelos excelentes trabalhos prestados à comunidade.

Os Bombeiros Comunitários já formados e que atuam na corporação também receberam homenagens. Além da formatura de curso básico de atendimento à emergência – requisitos indispensáveis aos novos alunos do curso de bombeiros comunitários. Neste ano, 66 alunos receberam o diploma.

O monumento Homem do Fogo também foi revitalizado e foi reinaugurado ontem.

Novos veículos

Além da entrega dos barcos, mais um caminhão tanque e uma ambulância orçados em R$ 500 mil devem ser entregues nos próximos dias a corporação, também oriundos de recursos do Funrebom. “Dentro de, no máximo, um mês, estes novos veículos já vão estar à disposição da população de Porto União. Estas novas viaturas vem exclusivamente para atendimentos na cidade, afinal, foram conseguidas através do Funrebom municipal”, explica Sass.

Ele ainda lembra que a corporação de Porto União está entre as mais bem equipadas do Estado. “Estamos muito bem equipados”.

Corporação em União da Vitória

Neste ano o município de União da Vitória recebeu a informação da implantação do seu próprio Corpo de Bombeiros. Até isso acontecer, é de Porto União a responsabilidade em ajudar o município vizinho. O Major destaca que situações semelhantes já acontecem em outras divisas de Estado e tem dado resultados. “Não existe segurança em excesso, existe falta de segurança, quanto mais gente para trabalhar melhor”, defende.

CORPORAÇÃO:

Image0023
Corporação de Bombeiros de Porto União (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

A corporação de Porto União é composta por 35 soldados Bombeiros Militares e mais 15 Bombeiros Comunitários. Em sua frota existem 12 veículos a disposição da comunidade: três ambulâncias, três caminhões, uma caminhonete, uma moto e quatro viaturas leves (carros utilizados para a área administrativa).

 

Fotos Bruna Kobus/Jornal O Comércio