CRECHE NO LAGOA DOURADA: Obra recomeça e é interrompida de novo

Empresa vencedora da licitação se diz inapta para conclusão do prédio

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

obra-creche-lagoadourada
Estrutura do Centro de Educação tem capacidade para mais de 200 crianças. (Foto: Mariana Honesko).

O final ainda não parece ser feliz mas, segundo a Secretaria de Planejamento de União da Vitória, está perto de acontecer. A aposta do setor é de que o ano letivo de 2015 comece com 240 crianças dentro de uma instituição de ensino novinha. Mas, por enquanto, as obras de construção do Centro de Educação Infantil no Bairro Lagoa Dourada, seguem paradas. De novo.

Como já mostrou o Comércio em setembro, a instituição deveria ter sido concluída em agosto do ano passado. Na época, a empresa que então respondia pela execução, teria a abandonado a obra por falta de condições para o término. Outras versões, também da prefeitura, apontam ainda uma cobrança maior pelo trabalho feito. Agora, novamente, o abandono da obra, que já atrasa sua entrega à comunidade em 15 meses, tem na licitação, pelo menos em parte dela, seu pivô. “É que a empresa não se achou apta para executar as obras a partir da depredação que ela sofreu”, explica o secretário da pasta, Jamar Clivatti.

obra-creche-lagoadourada2
Atraso nas obras compromete estrutura: infiltração e paredes “tortas” já são visíveis

A referência é aos danos provocados pelo tempo e por atos de vandalismo, consequência da interrupção do trabalho. Conforme Clivatti, o departamento jurídico da prefeitura tenta recuperar a licitação, colocando a segunda colocada diante da obra ou a reabertura de um novo processo, para que uma nova empresa inscreva-se e termine o serviço. “Isso não está tão complicado e queremos fazer o possível para que no ano letivo de 2015 ela esteja pronta”, diz.

De acordo com a placa de identificação da obra, o investimento seria de exatos R$ 1.284.965,33, dos cofres Federais. O espaço e a infraestrutura inicial para a execução da obra são da prefeitura.

Entenda a necessidade

obra-creche-lagoadourada3
Calendário: obras estão atrasadas em 15 meses

O Centro de Educação daria fôlego extra para as mães da comunidade do Lagoa Dourada. Hoje, apenas o Centro de Educação Infantil Ângela Cristina Muller Crestani recebe as crianças, do Maternal ao Jardim II em período integral. Ocorre que a instituição é pequena e tem capacidade para, no máximo, 50 baixinhos.

OBRA ATRASADA

O Portal Vvale já mostrou, em setembro, o atraso na obra Federal. Na reportagem, a equipe colocou o pedido dos moradores e, até, de funcionários que trabalhariam na obra durante sua execução. O centro de educação é amplo, padrão e está localizado no ponto mais alto da comunidade.