Curso teve a pilotagem de drones como foco

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Foi realizado em Canoinhas nos dias 6 e 7, o curso de Formação de Pilotos e Observadores de Drones. Promovido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Canoinhas, participaram também da capacitação, as regiões de Mafra e Caçador. O curso aconteceu na sede da UnC de Marcílio Dias.

Neste curso, participaram servidores da entidade, policiais militares ambientais, servidores da UnC e do Cedup Vidal Ramos. Temas como Legislação para o uso de drones, montagem dos equipamentos e voo demonstrativo, sensoriamento remoto e processamento digital de imagens, segurança de voo e técnicas de pilotagem, voo com GPS Pro, prática de missões: captura de imagens de alvos pré-estabelecidos, foram alguns dos assuntos abordados durante o curso. No total, foram 20 horas, com módulos teórico e prático.

Para a gerente da Fatma de Canoinhas, Francine Nader, que organizou o curso para as regiões, o aprendizado veio ao encontro das reais necessidades dos servidores das regiões de Canoinhas, Mafra e Caçador. “Com esse importante curso nossos servidores estão mais conscientes sobre a responsabilidade de manejar o equipamento, sempre preservando a segurança das pessoas e do meio ambiente”, enfatiza Francine.

Um dos instrutores e membro da Câmara de Auditoria Ambiental de Precisão da fundação, Mário Henrique Vicente, explica que o curso é voltado para os servidores públicos do estado, principalmente para aqueles que atuam na gestão ambiental, através de fiscalização e licenciamento, e também em cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros. “Esse tem como um dos seus objetivos colaborar nas operações de licenciamento e fiscalização, mas principalmente agilizar os processos de licenciamento ambiental”, destacou.

Todo o treinamento foi dado pelos membros da Câmara Técnica de Auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS, formada pelos servidores da Fatma de Florianópolis.