Eco Cidade quer tirar catadores da exclusão

Programa social e ecológico é o mais ambicioso da atual administração e objetiva tirar catadores da miséria

·
Atualizado há 10 anos

projetoCriar condições de dignidade aos catadores de lixo reciclável e melhorar a renda dos agentes ecológicos. Com esse pensamento, o prefeito Pedro Ivo apresentou à imprensa o “Projeto Eco Cidade – Preservar é bom, reciclar é preciso”, na manhã desta quinta-feira, 19, em seu gabinete. O Projeto ataca diversas variantes, como a ecologia, a exclusão social e econômica, o trânsito de veículos de tração animal, além de buscar ser projeto modelo para todo o País.

Aproveitando infra estrutura já existente, como o antigo terminal de Calcário, criando políticas sociais e de cooperativismo, União da Vitória vai iniciar o programa Eco Cidade, capacitando os recicladores. Na sede da Cooperativa,os trabalhadores terão chuveiros, refeitório, equipamentos de proteção e segurança, além de conhecimento técnico sobre materiais recicláveis rentáveis. “Os primeiros treze cooperados estão trabalhando a dez dias e já faturaram R$ 500,00 cada”, detalhou Ilkiv.

O coordenador do projeto Eco Cidade, que será desenvolvido no município, Sidnei Cieslak apresentou o Projeto que, engloba a criação de uma cooperativa de trabalho dos agentes ecológicos, a coleta seletiva do lixo e educação ambiental. A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Lisandra Kaminski, acompanhou Sidnei na apresentação.

A etapa seguinte aconteceu durante um almoço com as Associações de Moradores na Cantina Fornello nesta quinta-feira. Na ocasião Pedro Ivo e Cieslak pediram o apoio na conscientização sobre a necessidade de separar o lixo reciclável. “Sem o apoio da comunidade o Programa não tem como funcionar”, alertou Ilkiv. A Secretaria de Educação vai colocar como matéria em suas apostilas tudo sobre reciclagem, ecologia e o papel fundamental do agente ecológico. O objetivo é formar crianças com conhecimento sobre o assunto.

Eco Cidade 02O que é o Eco Cidade

O Projeto engloba a criação de uma cooperativa de trabalho para os agentes ecológicos, coleta seletiva do lixo e educação ambiental. As campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem deverão ser realizadas nas escolas municipais e por meio do Programa Saúde da Família (PSF).

A proposta ainda deve ser divulgada e explicada em reuniões com a comunidade. O Eco Cidade que propõe o atendimento à legislação vigente e o destino correto de resíduos sólidos para a coleta dos materiais, a prefeitura cogita duas opções. A primeira, é deixar contêineres, em locais estratégicos para o depósito do material. A segunda opção é o município recolher os materiais recicláveis num caminhão diferente do utilizado na coleta de lixo diária.

O coordenador do Projeto lembrou também que União da Vitória produz 800 toneladas de lixo por mês e recicla pouco mais de 2%. Pode-se fazer mais e melhor. A reciclagem vai prolongar a vida útil dos aterros sanitários.