Calendário para matrículas já está definido

Secretarias Municipais e Estaduais nas Cidades Irmãs organizam cronograma para receber novos alunos e confirmar a presença de quem já é estudante

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

matriculas-reproducao
(Foto: Mariana Honesko).

Nesta semana as secretarias da Educação de União da Vitória e Porto União, bem como as unidades dos estados do Paraná e Santa Catarina, divulgaram o calendário oficial para o processo de rematrículas e novas inscrições na rede de ensino público. Embora distinto entre si, o cronograma faz recomendações idênticas aos pais.

A principal é de que os filhos devem ser matriculados nas escolas mais próximas de casa. No Paraná, o sistema é chamado de georreferencial, informado há alguns dias a partir de informes impressos, enviados para cada estudante. Outro pedido chama a atenção para a idade dos alunos que vão ingressar no primeiro ano. De acordo com os ajustes mantidos pelo Ministério da Educação, crianças que fazem seis anos até o dia 31 de março ingressam nesta fase. Aniversários após a data devem ser discutidos de maneira isolada, caso por caso, junto à direção e equipe pedagógica da escola que devem decidir pela capacidade da criança.

Ensino público em SC

Em Porto União, segundo o secretário da Educação, Bento Trindade, o período de rematrículas já está ocorrendo nos núcleos de educação infantis e no Fundamental. O prazo termina em 15 de novembro e a partir desta data, até 16 de dezembro, as novas matrículas podem ser feitas.

Conforme Trindade, a maior preocupação na cidade envolve os baixinhos. “Hoje Porto União atende 40% da demanda e para o ano que vem, queremos aumentar isso com a inclusão do novo Núcleo, o Favo de Mel, já pronto, no bairro São Francisco”, explica. Pontualmente, o pedido é para que os pais de bebês e crianças, moradores do bairro ou próximo dele, já procurem a nova unidade. “Tem pais que levam as crianças para outros bairros e se ficar mais perto, já podem procurar o Favo de Mel”, reforça o secretário.

No estado, segundo informou o portal da Secretaria da Educação de Santa Catarina, o prazo para as rematrículas terminou no dia 24. As novas podem ser feitas entre os dias 3 e 10 de novembro, no primeiro período e entre 2 e 6 de fevereiro do ano que vem, no segundo.

Em Santa Catarina, as aulas recomeçam na rede pública no dia 9 de fevereiro de 2015. A secretaria já adiantou em seu portal que o recesso ocorre entre os dias 18 de julho e 2 de agosto e que as aulas terminam em 22 de dezembro.

Ensino público no PR

O período de renovação de matrículas e inscrição de novas começa no dia 10 e termina em 20 de novembro na rede municipal, para o Ensino Fundamental. Para os Centros de Educação Infantil, ainda não há data oficial para que o processo ocorra. “Mas, de maneira prévia, acreditamos que será no dia 24 de novembro”, antecipa o secretário da Educação, Célio Calikoski. “Isso nós vamos confirmar mais para frente”, completa.

Na rede estadual, a renovação deve ser feita entre os dias 24 e 28 de novembro. Já entre o dia 1º e 5 de dezembro, o processo é fechado para os alunos do quinto ano que vão ingressar na rede estadual e para quem sai do Fundamental e “sobe” para o Médio. Já entre os dias 8 e 12, também de dezembro, as escolas do Paraná estarão abertas para a matrícula dos alunos que vem de outras instituições, tanto públicas quanto privadas. “Pedimos que as matrículas sejam feitas próximas da residência”, reforça Jucemir Lazier, do Núcleo Regional da Educação.

No Paraná, as aulas terminam em 18 de dezembro neste ano e no próximo, recomeçam em 9 de fevereiro.