Educação e Cultura pretendem dar ‘novo formato’ para feira do livro

·
Atualizado há 10 anos

feiradolivro-uniaodavitoria-literatura
(Foto: Divulgação).

O intuito das secretarias de Educação e Cultura de União da Vitória é desenvolver a literatura, motivando a leitura por meio da Feira Municipal do Livro. Para criar o novo modelo, que contemple essa nova perspectiva, os departamentos estarão convidando entidades, ligadas ao setor cultural e educacional, para formatar a nova proposta a ser utilizada na feira deste ano.

“Esse é o objetivo principal. Todos nós precisamos de muita leitura e a criança, na sua formação acadêmica, também”, frisa o secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, sobre o intuito de motivar a leitura, por meio da Feira do Livro. “Incentivar as crianças, adolescentes e comunidade em geral para a prática da leitura”, ressalta. Para isso, em reunião entre as secretarias (Cultura e Educação), na tarde desta sexta-feira (18/07), ficou definido que entidades – desses setores – serão convidadas para, por meio de representantes, indicar sugestões aos organizadores do evento. “Só nós, o Poder Público, não atinge o nosso objetivo. Disso contamos com as colaborações que são muito preciosas”, acrescenta o secretário, delineado sobre a participação das entidades na concepção desse novo formato.

Célio observa que a leitura de livros permite a viagem pelas histórias que levam ao conhecimento e, consequente, ao aprendizado. Segundo ele, essa prática amplia em muito o entendimento não apenas das crianças, mas da sociedade como um todo. “Por meio dos livros conhecer o mundo. Esse é o nosso foco”, detalha.