Juiz da Vara da Infância e Juventude participa de Audiência Pública da CMDCA

·
Atualizado há 10 anos

audienciapublica-varadainfancia-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Na tarde de quinta-feira, 25, o Juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória/PR, acompanhado dos servidores Audrei Leticia Martins Rissi, Nalim Ayres Sguario Domit, Diosnei Ricardo Bogdan e Edson Futerko, estiveram presentes na Audiência Pública do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de União da Vitória, na qual ocorreu a entrega de equipamentos referentes ao Projeto “Crianças e Adolescentes Prioridade Absoluta”.

Este projeto visa a adequação técnica de uma sala do Juizado da Infância e da Juventude, destinada ao atendimento de crianças e adolescentes, tanto para aplicação de medidas protetivas (situações de risco), quando de medidas socioeducativas (prática de atos infracionais).

No local será possível planejar atividades em que o socioeducando assista vídeos educativos cujo conteúdo guarde relação com a natureza da infração cometida. Como exemplo disto menciona-se a parceria realizada entre este Juízo da Infância e Juventude e a Secretaria de Educação para o Trânsito de União da Vitória, que consiste no atendimento dos adolescentes com infração de trânsito, aos quais são veiculados vídeos pedagógicos e realizadas palestras, que ora podem ser realizadas no próprio espaço do Fórum.

Também as audiências públicas e coletivas com o público infanto-juvenil, visando orientá-los e/ou adverti-los acerca de seus direitos e deveres perante a sociedade, especialmente o Projeto de Combate à Evasão Escolar, em que são reunidos pais e adolescentes para a conscientização e advertência acerca do direito à educação, poderão ser realizados na sala própria.

Audrei Ricci, psicóloga da Vara da Infância e Juventude destaca que “com a estruturação desta sala multimídia, o Poder Judiciário terá mais um espaço apropriado onde poderão ser reproduzidas palestras, vídeos, cursos de cunho pedagógico, principalmente aos adolescentes, e ainda tal local poderá ser utilizado por toda a Rede de Proteção e Atendimento à Infância e Juventude, no sentido de promover ações, programas, ou cursos às crianças e adolescentes, seus pais ou familiares, bem como para a capacitação de profissionais que trabalham diretamente com o público infanto-juvenil.”

Os equipamentos foram recebidos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio de verba do Fundo da Infância e Juventude, em razão de projeto de interesse social e coletivo, aprovado no âmbito do Conselho. Além do projetor e tela retrátil, fazem parte do “Kit” uma caixa multimídia e os cabos necessários à instalação do sistema, que será realizada sem qualquer custo pela empresa SCHIEL, a qual apresentou o melhor preço em levantamento orçamentário.

Na ocasião da entrega dos equipamentos também estavam presentes os conselheiros municipais de Direitos, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude Dr. Julio Ribeiro de Campos Neto, o Conselho Tutelar, representantes do CRAS e de outras entidades que atendem o público infanto-juvenil, além de crianças e adolescentes dos CRAS do Rocio e de São Cristóvão.

Assessoria da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória/PR