Em agosto, tem casamento comunitário na Paróquia São Pedro e São Paulo

Evento celebra momento religioso de quem já mora junto ou tem este desejo. Casamento no civil não é obrigatório

·
Atualizado há 8 anos

CasamentoXcomunitXXrio
Igreja do São Pedro será palco para quem regularizar situação religiosa

Casais que moram juntos ou que tem vontade de “juntar as escovas de dente”, tem a oportunidade de dizer ‘sim’ no dia 20 de agosto. A iniciativa é da comunidade da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Porto União. Até agora, seis casais já confirmaram presença. Outros dois devem entregar a documentação exigida nos próximos dias. “A ideia é regularizar a situação perante Deus”, explica o padre Fábio Costa Farias, pároco da igreja do Bairro São Pedro. Por isso, o casamento no civil não é uma obrigatoriedade.

O casamento comunitário acontece já há alguns anos na paróquia. A divulgação é discreta, porém eficaz. Conforme o padre, a cerimônia deve acontecer pelo menos uma vez no ano e, embora voltada aos fiéis da paróquia, pode ser procurada por religiosos de outras comunidades. “Mas tem que trazer uma transferência da paróquia de origem”, observa o padre.

Cerimônia

Ela acontece durante a missa, às 19 horas do dia 20, no encerramento da Semana da Família. Os noivos podem ir vestidos como manda o figurino ou escolher o melhor traje para a ocasião. À eles, são permitidos convidados (desde que não muitos) e dois casais de padrinhos, um para a noiva e outro para o noivo.

A recepção festiva fica por conta dos noivos e a celebração, por conta da igreja: ela sai de graça para os “pombinhos”. “É uma experiência bonita, bastante enriquecedora”, sorri o padre.

Documentação exigida

Todos os documentos devem ser entregues até o dia 20 de agosto, às 19 horas. A taxa para o processo custa R$ 50. São eles: cópia do documento de identidade, certidão de Batismo atualizada (os noivos devem solicitar na paróquia onde foram batizados uma certidão atual), lembrança ou certidão de Primeira Eucaristia e Crisma, nome completo das testemunhas e comprovante de endereço dos noivos. Será preciso informar, também, a profissão, local de trabalho, telefone e grau de escolaridade.