Em dois anos, ouvidoria se consolida como ferramenta de gestão democrática

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Atualizado há 8 anos

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(Foto: Assessoria).

Neste mês, a Ouvidoria Municipal de São Mateus do Sul completa dois anos de trabalho. Criada para aproximar a população da administração municipal e incentivar a participação popular no município, o mecanismo se consolidou como uma das principais ferramentas de gestão da prefeitura.

Com quase 600 atendimentos realizados desde que foi criada, em 2013, a ouvidoria vem dando encaminhamento a denúncias e reclamações da população sobre o serviço público em São Mateus do Sul. Segundo o ouvidor geral do município, Eduardo Pinheiro Ferreira, os bons resultados do sistema vêm aumentando a busca por atendimentos, o que demonstra a confiança da população no trabalho realizado pela ouvidoria.

“São Mateus nunca teve um sistema como esse, em que a população pode fazer reclamações, denúncias e dar sugestões e, de fato, ser atendida. O crescimento no número de atendimentos da ouvidoria mostra que o sistema deu certo, e esperamos que continue assim”, comemora Eduardo.

Em julho desse ano, a prefeitura modernizou o funcionamento da ouvidoria, com a inauguração de um sistema online onde a população passou a poder registrar suas solicitações diretamente pela internet. A plataforma se tornou um canal a mais para acionar a ouvidoria, que também atende por telefone, e-mail e presencialmente. Entre julho e novembro, foram realizados 215 atendimentos (desses, 140 foram registrados no sistema online). “Somente com a ação e colaboração de cada cidadão, a prefeitura vai poder realizar modificações e aperfeiçoamentos da administração pública”, comenta o ouvidor.