EM UNIÃO DA VITÓRIA: Transporte Coletivo pode parar neste final de semana

Contrato entre empresa e município está no limite do vencimento

O contrato entre o município de União da Vitória e a empresa que faz o transporte de passageiros urbano vence nos próximos dias e a população pode ficar sem alternativa caso não haja prorrogação ou alguma medida em caráter emergencial. Funcionários da empresa, inclusive motoristas, já teriam sido informados da situação.

A empresa já teria notificado o município de sua intenção de manter o transporte de passageiros desde que as condições de prorrogação sejam devidamente negociadas e reajustes como o da tarifa sejam aplicados, absorvendo variações de preço de insumos ocorridos desde o último reajuste ainda em 2016.

Os contratos que regem o transporte coletivo no Vale do Iguaçu são distintos e individuais entre os municípios e a empresa. Em Porto União, o contrato segue ativo em caráter emergencial. A possibilidade da criação de um consórcio municipal entre as duas cidades chegou a ser estudada para viabilizar um contrato mais justo e vantajoso para a população, porém a falta de entendimento entre as posições das câmaras municipais impediu o andamento da tramitação.

Atualmente, cerca de 75% dos passageiros que utilizam o sistema de transporte paga pelo serviço. Os outros 25% recebem algum tipo de gratuidade, seja pela idade, condição socioeconômica ou como recurso estudantil; os custos referentes a estes direitos são rateados aumentando o valor da passagem dos pagantes.

ATUALIZAÇÃO 18:48

A Prefeitura de União da Vitória encaminhou uma nota a repeito do caso.

“Ocorre que o Município está ainda em tratativas com a empresa Piedade, no que tange a valores de tarifas, etc, cujo contrato vence nos próximos dias e tem a possibilidade de ser prorrogado, ou não, estando o Município tentando buscar o melhor caminho para a população. Importante ressaltar que o Instituto Jaime Lerner também vem contribuindo e sugerindo alterações e colaborações pertinentes a serem eventualmente implementadas de forma a melhorar o trafego do transporte urbano de União da Vitória, com novos itinerários, bem como com idéias de  sinalizações mais adequadas, visando a segurança de toda população”.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta