Empresária Magali Carneiro é homenageada com o troféu Guerreiro do Comércio

Honraria foi entregue para 45 empresários do Paraná

·
Atualizado há 6 anos

Magali Carneiro: 21 anos como lojista em União da Vitória
Magali Carneiro: 21 anos como lojista em União da Vitória

A Fecomércio Paraná promoveu, na sexta-feira, 13, a 13ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, e homenageou 45 empresários ligados a seus sindicatos filiados e outorgou a comenda ‘Ordem do Mérito do Comércio do Paraná’ para três importantes nomes do cenário paranaense. O evento, celebrado em Curitiba, reuniu mais de mil pessoas, entre empresários e seus familiares, representantes sindicais e autoridades paranaenses, e contou com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Os empresários premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. Com o prêmio, a Fecomércio destaca os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

Desde que o prêmio “Guerreiro do Comércio” foi criado, em 2006, 678 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados.

A empresária Magali Rochembach Carneiro, dona da Loja Top, com 21 em União da Vitória, foi uma das homenageadas da noite. “Eu fiquei muito grata pelo reconhecimento. Fiquei muito feliz. São duas décadas de batalha em frente à loja e, muitas vezes, não é fácil”, diz, emocionada. Magali teve seu nome indicado pelo também lojista, Horst Waldraff, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Gêneros Alimentos de União da Vitória. “Fiquei contente com isso. Ele é um comerciante de tantos anos, sabe que não é fácil o trabalho”, comenta.

magalicarneiro-premio-fecomercio (1)A Loja Top nasceu com a proposta de oferecer variedade de produtos, utilidades domésticas, presentes, acessórios e decoração. Para isso, oferece mais de 12 mil itens onde é possível encontrar produtos práticos para quem gosta de cozinhar, ideias diferenciadas para decoração e  produtos para presente. Magali conta que desde a criação da loja, ela passou por diversas transformações, acompanhando não só as mudanças do comércio, mas se adaptando ao que os clientes buscavam. “Tivemos um aumento gradual da estrutura física e acompanhamos as tendências do mundo da decoração e o aumentamos também a variedade de produtos”, destaca, mostrando um pouco da fórmula do sucesso da loja.

Solenidade

Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Bittencourt, explicou que cada sindicato tem a oportunidade de apresentar seu homenageado, escolhido por haver se destacado, nos últimos 12 meses, pelas suas práticas comerciais positivas, pelo aprimoramento de suas técnicas, pelo desenvolvimento de seus métodos de gestão. “Os empresários aqui premiados são Guerreiros porque bem cedo, todos os dias, iniciam sua luta em favor do comércio e do desenvolvimento social. Suas armas são o trabalho, a dedicação, a vontade de fazer e a persistência. Enfrentam todas as dificuldades, desde o excesso de tributos até a falta de incentivo ao setor do comércio”, frisou.

O governador do Paraná em exercício, Renato Braga Bettega, participou da cerimônia e destacou a posição privilegiada do comércio paranaense perante o cenário nacional. “O Paraná é o terceiro maior polo comercial do País. Na região Sul, é o Estado que mais gera empregos neste setor”, disse.

Dia do Lojista: quando uma porta se abre, a rua se enche de vida!

O comércio possui papel essencial na economia e tem até dia especial: o profissional é lembrando anualmente, em todos os 16 de julho. O setor tem sido protagonista no desenvolvimento do Brasil, apresentando durante a última década crescimento consistente, que impulsionou o Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro. Apesar da recessão vivenciada desde 2014, no ano passado o comércio retomou o ritmo de crescimento, quando o setor viu aumento de 4,3% nas vendas, conforme a Fecomércio.

No Paraná, o setor terciário é responsável por 63% do PIB e pela mesma parcela de empregos formais do Estado, que correspondem a 1,6 milhão de trabalhadores com carteira assinada conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

COMENDA

Na oportunidade em que premia empresários de destaque, a Fecomércio PR entrega a comenda ‘Ordem do Mérito do Comércio do Paraná’. Há 50 anos a honraria destaca personalidades do cenário paranaense e desde sua criação foi entregue a apenas 26 pessoas.