ENCHENTE: Liberação de FGTS depende de vários fatores

Pedro Ivo vai pedir a Dilma Rousseff a liberação para todos os cidadãos de União da vitória e Porto União

·
Atualizado há 10 anos

Por Jair Piloto Nunes

Presidente Dilma conversa com prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo, durante visita ao município (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)
Presidente Dilma conversa com prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo, durante visita ao município (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

O prefeito Pedro Ivo Ilkiv estará em Brasília na terça-feira, 24, para uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com a assessoria do prefeito, uma das preocupações de Pedro Ivo é a liberação do FGTS. Na terça-feira, 17, a presidente afirmou durante visita a União da Vitória que, a princípio, só se beneficiariam da liberação os trabalhadores atingidos diretamente com as cheias do Rio Iguaçu, ou seja, aquele trabalhador que teve sua casa atingida pela água, com até R$ 6.200,00.

Pedro Ivo disse que vai pedir, com o aval do seu colega Anizio de Souza, de Porto União, a liberação para todos os trabalhadores dos dois municípios, atingidos direta ou indiretamente pelas enchentes, com a disponibilidade de sacar até 100% do fundo de garantia. Isso depende da interpretação do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do reconhecimento do Decreto de Calamidade Pública, declarado pelo prefeito de União da Vitória.

Dilma garantiu a liberação do acesso ao dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores, facilidades para financiamentos às indústrias e se comprometeu a analisar a interrupção temporária do pagamento de impostos federais. “Obviamente, você não vai cobrar imposto de uma cidade que foi interrompida pela chuva, seria um absurdo”, esclareceu.

Ainda segundo Dilma, as famílias atingidas pelas chuvas terão prioridade absoluta para receber recursos de programas federais como o Minha Casa Minha Vida e o Minha Casa Melhor. Um cartão deve ser feito através de cadastramento junto à prefeitura do município para facilitar a compra de equipamentos e eletrodomésticos necessários ao restabelecimento das famílias. É exatamente isso que o prefeito Pedro Ivo quer garantir e acelerar a partir da visita da próxima semana. “Além dos benefícios sociais quero garantir a ponte e o canal extravasor. O Governo Federal será nosso grande parceiro nessas empreitadas”, garantiu Ilkiv.