Equipe de Jaime Lerner e Corpreri realizam reunião de trabalho

Reunião define estratégias para diminuição do impacto das enchentes no plano de urbanização de União da Vitória

·
Atualizado há 6 anos

Técnicos acompanham a palestra de Dago Whoel
Técnicos acompanham a palestra de Dago Whoel

A equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, contratado pela prefeitura de União da Vitória para a readequação urbana do município, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 18, com a Organização não Governamental (ONG) Comissão Regional Permanente de Prevenção contra Enchentes do Rio Iguaçu (Corpreri), representada pelo seu presidente, Dago Alfredo Woehl, para definir estratégias de ocupação no plano urbano.

Lerner vai desenvolver um projeto de readequação urbana para cidade com estudos que englobam a utilização do uso do solo, como atenuar ou diminuir as enchentes, revitalizar determinadas áreas da cidade, melhorar o sistema viário e de trânsito, de mobilidade e acessibilidade. Para isso, precisa saber quais são os pontos vulneráveis e sujeitos a alagamentos por conta das enchentes que convivem com a população de tempos em tempos.

De acordo com o prefeito Santin Roveda, ninguém melhor que a Corpreri para contribuir com o mapeamento correto das áreas sujeitas a alagamentos. Com esses dados, a equipe de Jaime Lerner pode planejar onde se pode construir, implantar empresas, abrir ruas, por exemplo.

O encontro foi considerado produtivo tanto pelo escritório de Lerner, quanto para Woehl. Esta é a quarta vez que o staff do urbanista está em União da Vitória recolhendo dados para compor o mapa que será usado como novo plano diretor e que será válido pelos próximos 30 anos.