ESTAR: Sistema de cobrança vai voltar

Prefeitura de União da Vitória não fala em datas mas defende o retorno do Estar em tempo breve

·
Atualizado há 9 anos

estar-uniaodavitoria-estacionamento
Encontrar uma vaga no anel central é bastante complicado: espaços ficam. (Foto: Mariana Honesko).

É fato: encontrar uma vaga no centro de União da Vitória durante o dia, especialmente nos horários de pico é complicado. É preciso rodar, pensar, rodar e talvez – e só talvez – achar um cantinho, geralmente longe do local desejado.

Há quase dois meses, essa é a situação vivenciada pelos motoristas desde a retirada do Estacionamento Rotativo (Estar). O mecanismo, gerenciado por uma empresa terceirizada, garantia a cobrança da vaga por um determinado período. Por vários motivos, entre eles a alegação por parte da empresa de prejuízos, o contrato com o município não foi renovado. Desde então, o ritmo do fluxo viário mudou.

Embora a Ouvidoria não registre queixas formais, a prefeitura sinaliza preocupação. “Ela está atenta às dificuldades geradas pela falta de estacionamento rotativo, motivo pelo qual tem empregado esforços para a reestruturação de todos os elementos necessários à correta e eficaz licitação da nova modalidade de Estar”, defende o diretor de Mobilidade, Fernando David Perazzoli.

O Estar, conforme Perazzoli, vai voltar a funcionar. Mas, antes da abertura do Edital, Projeto de Lei deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias para que a Casa organize e atualize a legislação sobre o assunto. A ideia é, portanto, de um retorno em breve. “Necessita-se apenas a definição dos parâmetros legais para possibilitar a abertura da licitação”, confirma.

 

Relembre o fim

No dia 1° de julho, o Estar deixou de funcionar na cidade. Apesar das expectativas em torno de um consenso aos 45 minutos do segundo tempo, o fim do contrato foi o caminho encontrado depois de tantos encontros e desencontros para tratar a questão.