EXEMPLO: Servidor municipal recupera dinheiro perdido por morador

Luciano de Lima, funcionário da prefeitura, teve seu gesto aplaudido pelos colegas de trabalho

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Atualizado há 7 anos

Servidor quebrou o protocolo e mostrou que sim, há gente boa e disposta no serviço público
Servidor quebrou o protocolo e mostrou que sim, há gente boa e disposta no serviço público

Foi quase uma ação cinematográfica. Na tarde desta quinta, 17, Luciano de Lima, funcionário da prefeitura de União da Vitória, agiu muito rápido e ajudou na recuperação de R$ 2 mil, perdidos por um morador de União da Vitória que estava na prefeitura, preparado para começar por ali uma série de pagamentos. O dinheiro, segundo o morador que preferiu não ser identificado, foi retirado de sua conta bancária, para o pagamento de medicamentos, exames e contas no setor de Tributação do município.

Acontece que, ao chegar no órgão, tateou o corpo, os bolsos, e percebeu que estavam sem o dinheiro. “Vi que tinha perdido. Comecei a procurar no chão e encontrei este servidor no corredor, o Luciano. Contei o que aconteceu e ele prontamente me ajudou”, conta o morador.

Luciano é servidor municipal desde janeiro deste ano. Entre outras funções, ele cuida do sistema de monitoramento do prédio – que, aliás, tem vigilância por câmeras em toda sua estrutura. “Ele contou que tinha perdido provavelmente na prefeitura. Fui nas câmeras para ver, puxei pelo tempo provável disso e encontrei”, relata o servidor.

Aí começou a correria. É que Luciano percebeu que, depois de várias pessoas terem passado praticamente em cima do maço de notas, uma mulher se abaixou e apanhou o montante. “Dá para perceber nas câmeras que ela pensou em devolver o dinheiro, mas quando olhou, as pessoas estavam de costas. Foi quando ela colocou tudo na bolsa”, lembra o servidor.

Ainda com ajuda do monitoramento, o funcionário viu que a mulher ainda estava no prédio da prefeitura. Começou uma correria pelo encontro dela. E foi na Tributação que o servidor, agora apoiado por outros funcionários – Mateus e Kátia, ambos do setor, por exemplo – a encontraram. “Ela já tinha descido as escadas e eu sai atrás dela, correndo”, sorri Luciano. Neste processo todo, o morador que perdeu o dinheiro ficou nos corredores da Tributação, a espera de uma boa notícia.

E não é que ela veio mesmo? “Alcancei a mulher já fora do prédio, alguns metros para frente. Chamei ela, falei que ela tinha pego o dinheiro, que vimos nas câmeras e ela negou. Aí eu disse que se ela continuasse negando, chamaria a Polícia”, conta Luciano. Não foi preciso intervenção militar. A mulher acabou admitindo. “Ela queria me entregar o dinheiro, mas eu falei para ela fazer isso pessoalmente para o senhor que perdeu”, completa. Segundo o relato, a contragosto, isso aconteceu. “Realmente ela veio até mim, brava, e me entregou o dinheiro”, confirma, satisfeito o morador de União.

Lições

Para o servidor, toda aquela ação, embora tenha dado uma considerável repercussão, faz parte de seu trabalho. Nada mais que isso. Acontece que Luciano é funcionário público e, como a maioria, carrega os rótulos comuns que a comunidade atribui à quem ocupa a função. “Isso mostra como tem gente boa e como ele, um funcionário, parou o que fazia para me ajudar. Ele poderia não fazer nada, já que realmente não tinha nada a ver com aquilo”, elogia o morador.

Fez, e fez bem mais que a obrigação. “Me senti feliz assim que deu para recuperar o dinheiro. Me senti realizado”, sorri Luciano. Sobre o desempenho do servidor, vale a pena dar uma olhadinha no seu currículo. Paranaense da cidade de Reserva do Iguaçu, mas com família há 20 anos em União da Vitória, Luciano trabalhou por vários anos em São Paulo numa empresa privada de escolta armada. Atuava como segurança de gente famosa – na lista está até a cantora internacional, Rihanna – e do transporte de cargas.

Mas, a honestidade do servidor veio de berço, não do currículo. Ah! Luciano não aceitou a gratificação oferecida.