FOLGAS! 2017, um ano cheio de feriados

Se 2016 ofereceu pouco descanso, este ano será bem diferente

·
Atualizado há 7 anos

O ano passado voou e quase não sobrou nem tempo para pegar folego. É que se sobraram dias de trabalho, parece que faltaram feriados no calendário. A boa notícia é que 2017, que acaba de começar, é cheio de feriados, vários, inclusive, passiveis de “emenda”, para uma esticadinha de final de semana.

Em 2016, só teve dois finais de semana prolongados com feriados nacionais, alguns municipais e estaduais. Já em 2017, dos 11 feriados nacionais, dez caem em dias úteis e apenas um no domingo. Se forem considerados essas folgas, vai dar para ficar até 15 dias úteis sem trabalhar, mesmo com julho e agosto sem feriado algum. 

Os feriados

Anote na agenda porque a maratona começa já com o Carnaval, com folga nos dias 27 e 28 de fevereiro, seguidas pela quarta-feira de Cinzas, em 1º de março. Em abril, serão mais dois finais de semana prolongados: dia 14, Paixão de Cristo e 21, Tiradentes, ambos em sextas-feiras.

O Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) será em plena segunda-feira. Já em junho tem o feriado nacional de Corpus Christi (15 de junho), que por cair em uma quinta-feira, pode se transformar em quatro dias de descanso.

Já no segundo semestre, em setembro, será a vez do feriado da Independência do Brasil (7 de setembro, quarta-feira). Em outubro, tem o dia da Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, quinta-feira), padroeira do Brasil. E no final do ano tem mais: Finados, no dia 2, Proclamação da República (15) e Zumbi dos Palmares (20), todos em novembro. E o ano termina com o Natal, 25, que vai cair em uma segunda-feira.

 

No Vale do Iguaçu

Além dos feriados nacionais, há também os locais. Em União da Vitória, por exemplo, vai ter pausa no dia 27 de marco, quando a cidade completa mais um aniversário. Neste ano, a data cai na segunda-feira. Depois, em junho, a comemoração do Padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, garante mais uma respirada no dia 15, uma quinta-feira.

Em Porto União, a folga é menor, apenas no aniversário do município, lembrado este ano em uma terça, 5 de setembro. O feriado da Padroeira, Nossa Senhora das Vitórias, caiu em um sábado, dia 7 de outubro.

Foto: Mariana Honesko