Governador decreta a desativação da Delegacia da Receita Estadual

Medida também atinge Delegacia Regional de Foz do Iguaçu

·
Atualizado há 9 anos

delegaciaregional-uniaodavitoria-fechamento
(Foto: Reprodução).

A notícia pegou todos de surpresa. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) decretou o fechamento da Delegacia da Receita Estadual de União da Vitória. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, na edição de sexta-feira, 3. O texto assinado pelo próprio governador, pelo Chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra e pelo Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado da Costa, desativa em âmbito de coordenação da Receita do Estado, vinculada à Secretaria de Fazenda, a 4ª Delegacia da Receita Estadual de União da Vitória. Pelo Decreto fica extinta também a 12ª Delegacia da Receita Estadual de Foz do Iguaçu.

O Secretário da Fazenda tem 30 dias para baixar as normas necessárias para a adequação das unidades atingidas pela decisão. O governador, no entanto, não deu nenhuma explicação para a desativação da Delegacia de União da Vitória. Lideranças políticas de União da Vitória reagiram à decisão do governo e não aceitam perder a unidade administrativa da Receita Estadual.

O que diz o prefeito

oficio-delegaciaregional-uniaodavitoria
Governo resolveu desativar Delegacia da Receita Estadual em União da Vitória

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv (PT) disse à reportagem de O Comércio que não pode aceitar a decisão. Segundo o prefeito, União da Vitória tem todos os escritórios regionais e não admite ficar sem a Delegacia da Receita Estadual. “Vamos fazer uma reunião com os contadores, empresários e lideranças políticas na quinta-feira, 9, para ver se vamos até o governador para tentar reverter a situação”, explicou o prefeito. Ilkiv disse que conta com o apoio do deputado Estadual Hussein Bakri (PSC) na ajuda da questão. “O Hussein disse que está agendando uma reunião com o próprio governador”, informou. “Podemos até perder, mas nunca sem lutar até o fim”, disse Ilkiv.

Outra vez

Não é o primeiro ataque contra a Delegacia da Receita Estadual de União da Vitória. A Delegacia já fechou por duas vezes. Ilkiv lembrou que na mais recente, o então governador Roberto Requião (PMDB) fechou a Delegacia, quando ele era deputado estadual. “Fizemos um movimento grande e quando o Requião saiu, Orlando Pessuti assumiu o Paraná e nos devolveu a Delegacia”, lembrou.

A assessoria do deputado Hussein Bakri confirmou que o deputado está determinado a evitar o fechamento do escritório local da Receita Estadual. O deputado, que estava em plenário na tarde de ontem, não foi ouvido pela reportagem para se posicionar. No entanto, seu escritório político em União da Vitória declarou que o deputado vai usar seu trânsito junto ao alto escalão do governo Richa para solicitar o cancelamento do Decreto emitido na sexta-feira. A assessoria afirmou ainda que o deputado desconhece as razões para o fechamento da Delegacia da Receita Estadual.