Governo busca alternativas comunidades indígenas

·
Atualizado há 8 anos

O Governo do Estado vai reunir entidades estaduais, municipais e federais para criar soluções integradas que gerem renda e ocupação para as comunidades indígenas do Paraná. O assunto foi tema de uma reunião no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira, entre a vice-governadora Cida Borghetti e representantes do Ministério Público do Paraná, Funai, Câmara Federal, Assembleia Legislativa, prefeituras e outros órgãos e entidades.

De acordo com Cida Borghetti, será formado um grupo de trabalho para criar um modelo de ação que permita a autonomia econômica para as comunidades.

O promotor de Justiça de Maringá, Maurício Kalache, classifica como fundamental a formação do grupo, para propor uma política consolidada para as aldeias do estado.

A reunião discutiu medidas que protejam as crianças e as famílias de índios que vão para Maringá para vender o artesanato produzido na aldeia indígena do Ivaí, em Manoel Ribas. Os índios kaingangues viajam cerca de 180 quilômetros para complementar a renda. De acordo com o cacique da tribo indígena do Ivaí, José Santana Glicério, fontes alternativas de renda são muito importantes para melhorar a vida dos 2 mil moradores da comunidade.

Serão envolvidas secretarias e órgãos estaduais da Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Habitação, entre outros.