Hospital São Braz paralisa atendimentos de sobreaviso

·
Atualizado há 6 anos

Por meio de uma nota, o Hospital de Caridade São Braz em Porto União, informou que, a partir de amanhã, 14, não irá mais atender as  especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Obstetrícia/Ginecologia, Ortopedia e Pediatria, em caso de emergências nessas áreas. O fato está acontecendo por falta de recursos financeiros. Na nota, a Direção Administrativa  explica que há cinco meses o governo de Santa Catarina não repassa os valores referentes a “rede de urgência e emergência ou fonte 100”. É com este valor que o hospital realiza a maior parte do pagamento aos médicos que prestam os atendimentos de sobreaviso.

O sobreaviso é quando o médico fica disponível para o hospital, porém fora da instituição. Eles vêm até o local quando chamados para atender pacientes. O médico “de sobreaviso” se desloca até o hospital, quando acionado, para atender casos de emergência, realizar cirurgias, procedimentos diagnósticos e internações clínicas, sendo devidamente remunerado, seja pelo SUS, por convênios em geral ou mesmo por clientes particulares. Com esse corte, os atendimentos serão feitos pelo médico de plantão, sem que o  atendimento seja por um especialista.

Ainda em nota, a administração do hospital afirmou que já foram feitas inúmeras reuniões e conversas com as autoridades municipais, desde outubro de 2016, sem resolução definitiva do problema. O hospital afirma que não possui capacidade financeira para arcar com os atendimentos do SUS, que geram prejuízo, e o sobreaviso.

Veja aqui o Comunicado de Paralisação de serviços de sobreaviso do Hospital São Braz