II Seminário do PROESDE inicia nesta quarta-feira em Canoinhas

·
Atualizado há 7 anos

A Universidade do Contestado – Campus Canoinhas está realizando de 7 a 9 de junho, o Seminário do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE). O programa teve início no mês de maio, e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para acadêmicos matriculados em cursos de graduação em áreas estratégicas de licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento educacional (DIPE), da Secretaria de Estado da Educação (SED).

O supervisor de Políticas e Planejamento Educacional da Gerência de Educação de Canoinhas, Antonio Roberto Robles, explica que o Proesde abrange todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior. “Na nossa região, a UnC é a instituição cadastradas junto a SED para oferecer esse importante programa”.

O Seminário que inicia nesta quarta, 7 no auditório da UnC, Distrito de Marcílio Dias, e contará com a presença de diversas autoridades e especialistas em educação. O Seminário faz parte das ações do Proesde/ Licenciatura.

Programação – Seminário Educação e Desenvolvimento

Quarta, 7:

19h: Abertura

19h30: Palestra – Educação e Desenvolvimento, com a professora Doutora da USP, Lúcia Emilia Nuevo Barreto Bruno

21h: Palestra – Desenvolvimento Regional: uma discussão interdisciplinar, com o professor Doutor da Universidade Federal de Tocantins, Waldecy Rodrigues

Quinta, 8:

19h: Palestra – Crescendo Juntos: Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, com Doutor Luiz Carlos Mior, da Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina

21h: Palestra- Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina UNIEDU e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional Proesde (Licenciatura), com o professor mestre e diretor de Políticas e Planejamento Educacional da Secretaria de Estado da Educação de SC, Gilberto Luiz Agnolin

Sexta, 9:

13h30: Exposição de trabalhos/ oral – banners

19h: Palestra – Universidade e Desenvolvimento Regional

21h30: Encerramento

Sobre o PROESDE Licenciatura

O PROESDE Licenciatura é um curso de Extensão que objetiva promover a qualificação dos estudantes das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica. O curso possibilita a articulação entre os cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica, fundamentada na Proposta Curricular de Santa Catarina.

O PROESDE tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Licenciatura em áreas estratégicas sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação – SED. O PROESDE/Licenciatura terá uma política comum, definida pela SED em articulação com as IES, respeitando os ordenamentos jurídicos vigentes em cada uma das IES envolvidas.

Quem pode participar

  • Prioritariamente ter cursado de forma integral o Ensino Médio em Escola Pública;
  • Prioritariamente estar atuando em escola pública;
  • Estudantes que não tenham participado do curso de extensão do PROESDE Licenciatura;
  • Ter cursado, pelo menos, um semestre do curso de licenciatura e não ser concluinte em 2017;
  • Ter cadastro no UNIEDU.

O Curso de Extensão PROESDE Licenciatura compreende:

  • Gratuidade, por meio de bolsa, no valor na valor da mensalidade do curso de Licenciatura e gratuidade no curso de extensão;
  • Curso de Extensão com carga horária total de 200 horas (dois semestres);
  • Estrutura do Curso de Extensão com:
  • Encontros presenciais;
  • Projeto de intervenção na escola;
  • Atividades no ambiente virtual.

Em 2017 o PROESDE Licenciatura está direcionado para o tema Ensino Médio, assim os estudantes bolsistas irão procurar escolas de Ensino Médio para aplicar instrumento de pesquisa para coletar dados da realidade escolar, trazendo para debates em Seminários, auxiliando assim na discussão e elaboração de propostas para o Novo Ensino Médio sugerido na reforma Educacional do Ensino Médio no Brasil. Já aconteceram alguns encontros no mês de maio, entre os bolsistas e a coordenadora do Programa na UnC, professora mestre, Célia Pereira Gomes.