ILUMINAÇÃO PÚBLICA: Mais de 1,8 mil procedimentos são realizados no município

Relatório foi apresentado ao prefeito e vice, nesta semana

·
Atualizado há 9 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria0.

Desde o dia 20 de agosto até 06 de outubro, funcionários da Trajeto Engenharia, empresa responsável pelos serviços de iluminação pública, em União da Vitória, já realizaram 1.868 procedimentos, em 800 pontos. Os dados foram repassados ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e ao vice, Jair Brugnago, nesta semana, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Luilson Schwartz, que acompanha a execução dos serviços. O mesmo relatório está disponível para consultas dos munícipes, no Portal de Transparência da Prefeitura, www.uniaodavitoria.pr.gov.br.

Além da substituição de lâmpadas queimadas e apagadas, Luilson observa que, os procedimentos incluem a troca de relés e reatores, por exemplo.  “Quando a empresa Trajeto faz o atendimento ao ponto que está apagado ou queimado, já verifica outras situações, assim não há necessidade de voltar ao mesmo local, em um curto período”, justifica.

O secretário lembra que, inicialmente, foi realizado o inventário do parque de iluminação pública do município. O levantamento e o cadastro, feitos via GPS, apontam, inclusive, o tipo de material instalado em cada ponto, e seus respectivos fabricantes. “Hoje nós temos em torno de 8.200 lâmpadas, em cerca de 7.900 pontos de iluminação e, sabemos exatamente qual material é empregado em cada local”, informa.

Os pedidos para serviços de manutenção feitos via 0800, de acordo com o secretário, já diminuíram, significativamente. “Nos dois primeiros dias houve uma média de 80 ligações, por dia. Hoje são cerca de 20 pedidos protocolados”, aponta.

Após a substituição das lâmpadas queimadas, que deve prosseguir nos próximos 15 dias, serão iniciados os projetos de melhorias e modernização do parque de iluminação pública do município.

Um dos locais que vai receber as melhorias é o trecho entre a Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) e Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), nas ruas Padre Saporiti e Expedicionários.

Tem, ainda, o projeto luminotécnico da Ponte Manoel Ribas (Ponte dos Arcos) e o Plano para Ornamentação Natalina, que também serão realizados pela Trajeto.

Com esse novo projeto, Luilson afirma que, pela primeira vez na história de União da Vitória, será possível saber qual é o real consumo de energia na Iluminação Pública. “O que favorecerá a economia nas despesas públicas”, defende.

A mudança buscada no sistema de gerenciamento da iluminação pública, pela administração do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, conforme o secretário, visa a implementação de uma gestão com conhecimento do parque de iluminação, controle e fiscalização de materiais e serviços aplicados em tempo real, de resposta rápida e satisfatória ao usuário, com planejamento de soluções e melhorias, e com novas tecnologias, que tenham melhor qualidade, maior tempo de vida útil e, principalmente menor consumo de energia. “Hoje, trabalha-se nas frentes de manutenção, melhoria, gestão e planejamento”, finaliza.

Serviço:

Continua disponível o telefone 0800 642 4343, para acesso a Central de Atendimento, pelo qual qualquer pessoa pode ligar, gratuitamente, e solicitar a execução de serviços de manutenção, os quais devem ser realizados, conforme protocolos, em até 48 horas.